Saúde municipal apoia mutirão do Outubro Rosa em hospital da Capital

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 23 de outubro de 2021 às 16:22

Ação ocorreu na manhã deste sábado, 23, e atendeu mulheres com exames preventivos dos cânceres de colo do útero e mama

Realizado na manhã deste sábado, 23, o mutirão do Outubro Rosa do Hospital Jorge Saade, em Palmas, contou com o apoio da Prefeitura de Palmas. Equipe da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) da Capital esteve presente na ação, colaborando com o atendimento às centenas de mulheres que compareceram ao hospital para realizarem exames clínicos voltados à prevenção e diagnóstico precoce desses dois tipos de cânceres mais fatais para a população feminina, o câncer do colo do útero e o de mama.

Atendida pela enfermeira Yuseli Sanchez Capote, da Semus, a dona de casa Ana Maria Santana, 60 anos, já tinha feito o exame papanicolau, mas antes de fazer a mamografia fez questão de elogiar a iniciativa do hospital e dos voluntários que estavam ajudando no mutirão. “O atendimento no postinho é bom, mas a gente tem que aproveitar essas ações aqui do hospital para colocar os exames preventivos em dia”, disse Ana Maria ao revelar que em sua família já houve casos de câncer de colo do útero e de mama. “A gente tem que prevenir”, arrematou.