Saúde Municipal orienta sobre intervalo das doses das vacinas contra a Covid-19

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Semus | Publicado em 27 de janeiro de 2022 às 12:47

Para completar o ciclo vacinal é necessário tomar todas as doses indicadas do imunizante

A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) de Palmas orienta a população quanto aos intervalos das doses dos imunizantes contra a Covid-19. Para concluir o esquema vacinal é preciso estar atento ao imunizante recebido e o prazo para tomar a 2ª dose, a de reforço e em alguns casos a dose adicional. 

Os imunizantes da Covid-19 para primeira e segunda dose aplicados na população acima de 12 anos, com e sem comorbidades são: Astrazeneca com o intervalo de 60 dias; Coronavac com o intervalo de 21 dias; e a Pfizer com o intervalo de 21 dias. O imunizante Janssen possui a indicação da 1ª dose e a de reforço com o intervalo de 60 dias. 

A dose de reforço, por sua vez, está disponível para a população acima de 18 anos, e deve ser aplicada a partir do 4º mês do recebimento da segunda. Para imunossuprimidos o esquema vacinal é o seguinte:  após 28 dias da aplicação da segunda dose, a pessoa recebe a adicional e, posteriormente, no intervalo de quatro meses, a dose de reforço.

Crianças

Já para o público infantil a recomendação da Semus é que a Coronavac seja aplicada em crianças a partir de seis anos, com um intervalo de 28 dias para aplicação da segunda dose. A Pfizer pediátrica será aplicada em crianças de 05 a 11 anos, com o intervalo de oito semanas.