Saúde Municipal tira dúvidas sobre aplicação das doses da vacina contra Covid

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus/ Edição: Lorena Karlla | Publicado em 24 de março de 2021 às 19:07

Coronavac possui intervalo de 21 a 28 dias entre aplicações e a Covishield três meses

As duas vacinas contra a Covid-19 disponíveis em Palmas exigem a aplicação de duas doses. A Coronavac, do Instituto Butantan/Sinovac, estipula um intervalo de 21 a 28 dias após a primeira aplicação e a Covishield, desenvolvida pela Oxford, produzida pela AstraZeneca e pela Fiocruz, depois de três meses.

A gerente da Central Municipal de Vacinação (Cemuv), Elaine Katzwinkel, tira algumas dúvidas comuns entre os usuários da rede municipal de saúde.

O que ocorre caso a dose não seja tomada nesse período?

De acordo com a gerente, embora o intervalo estudado seja de até 28 dias para a Coronavac e três meses para a Covishield, não há estudos que confirmem que a eficácia é reduzida se a vacina for tomada após o intervalo. “No caso dos pacientes que contraíram a Covid-19, a recomendação para ambas vacinas é aguardar a partir de um mês após confirmar positivo, para tomar a segunda dose. Para outras pessoas o intervalo precisa ser seguido”, afirma.

Em quais casos não é recomendada tomar a vacina?

Segundo os laboratórios, pessoas com alergia aos componentes das vacinas não devem tomá-las. Os dois imunizantes são indicados para pessoas a partir de 18 anos de idade; no caso das mulheres grávidas e lactantes, é necessário que seja avaliado o risco/benefício pelo médico; pessoas gripadas e com febre alta devem esperar o desaparecimento dos sintomas.

Em quanto tempo estarei protegido (a)?

Elaine afirma que os estudos mostram que o período de duas semanas após a segunda dose é suficiente para que as pessoas vacinadas desenvolvam resposta imunológica. As vacinas reduzem o risco de uma pessoa ter a doença e desenvolver sintomas graves após a imunização completa.

Divulgação

A Semus tem realizado ações semanais de vacinação contra a Covid-19, obedecendo o prazo estipulado de aplicação entre doses. O cronograma das atividades de imunização é divulgado previamente no site da Prefeitura de Palmas e também nas redes @cidadepalmas no Instagram, Twitter e Facebook.

Acesse as bulas da CoronaVac e da Covishield aqui e aqui.