Saúde oferta diversos serviços em Taquaruçu em dia especial para o Distrito

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 01 de junho de 2023 às 15:27

Exames, consultas, avaliações, atividades sobre qualidade de vida e outros serviços foram realizados

Nesta quinta-feira, 1° de junho, o distrito de Taquaruçu se tornou a Capital do Tocantins por um dia. A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) esteve presente mais uma vez na homenagem, com variedade de serviços voltados para o bem-estar dos moradores. As atividades aconteceram na Unidade de Saúde da Família (USF) Walter Pereira Morato, que foi preparada com espaços dedicados a atender todas as demandas oferecidas.

Dentro da programação, as mulheres realizaram exames de mamografia, na Carreta de Prevenção de Câncer, estacionada em frente à USF Walter Pereira Morato. Uma das pacientes que aproveitou essa oportunidade foi a professora Rosa Ferreira de Araújo, de 71 anos. Ela compartilhou que a presença da Unidade Móvel no distrito facilitou muito a sua vida. "Eu valorizo muito essa iniciativa, pois beneficia as pessoas daqui e me permite fazer meu exame sem precisar ir até o centro", disse Rosa.

Para a lavradora Zildene Limeira de Sousa, de 50 anos, essa ação proporcionou uma forma mais fácil de levar seu filho Vinícius de Sousa, de 13 anos, para realizar um eletrocardiograma. "Eu não sabia que teriam tantos exames e procedimentos disponíveis. Então, depois dessa consulta para o meu filho, também farei a mamografia", explicou Zildene.

Além disso, a unidade ofereceu uma série de outros serviços, como vacinação em geral, atendimento especializado em saúde mental, saúde bucal e nutrição. Na unidade, também foi possível realizar exames de eletrocardiograma, testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e receber aconselhamento.

Na oportunidade, técnicos da Vigilância Sanitária (Visa) municipal apresentaram cigarros tradicionais e eletrônicos que já foram apreendidos durante ações de fiscalização e os profissionais da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) ofereceram  vacinas contra raiva para cães e gatos da região, bem como exames para detecção de leishmaniose visceral em cães.

Texto: Redação / Semus

Edição: Secom Palmas