Saúde Palmas abordará o desenvolvimento saudável na primeira infância

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Semus | Publicado em 13 de maio de 2022 às 18:18

A programação acontece entre os dias 16 a 18 de maio em vários unidades de saúde da Capital

Para chamar a atenção sobre os cuidados integrais com a saúde, das crianças nos primeiros anos de vida e, dessa forma, garantir o desenvolvimento saudável na primeira infância, a Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (Semus) promove de 16 a 18 de maio a Semana do Bebê em suas Unidades de Saúde da Família (USFs). A programação será variada e alcançará diversos públicos, como as gestantes e famílias com crianças até seis anos de idade, profissionais e estudantes das áreas da saúde, educação, assistência social, e agentes comunitários de saúde, entre outros.

Palestras e orientações aos pais estão entre as atividades a serem desenvolvidas nas USFs, sendo que na segunda-feira, 16, na ARNE 53 (406 Norte), às 09 horas, será abordado o tema ‘Traumas Dentais’ que podem ocorrer com bebês. Na terça-feira, 17, na USF Isabel Auler, na ARSO 23 (207 Sul), das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, os pais serão orientados sobre aleitamento materno, saúde bucal e alimentação saudável.

O Dia B da Semana do Bebê será realizado na quarta-feira, 18, nos períodos da manhã e tarde, nas USFs da ARSO 111 (1.103 Sul) e ARNO 61 (503 Norte). Na duas unidades serão executadas ações de promoção e educação em saúde, atividades práticas sobre atenção e cuidado com a saúde do bebê, rodas de conversa sobre alimentação saudável, palestra com profissionais do Banco de Leite do Hospital Maternidade Dona Regina, saúde bucal com orientações da equipe da odontopediatria, abordagem sobre prevenção de acidentes domésticos em crianças com o Corpo de Bombeiros,  compartilhamento de dicas de primeiros socorros em casos de emergência por asfixia com a criança e orientações às famílias sobre a importância da vacinação da infância.

Unicef

A diretora de Atenção Primária, Lorena Corrêa, ressalta que a Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social realizada pelos municípios em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e outras organizações que atuam em prol da primeira infância. Segundo ela, as atividades neste período buscam mobilizar os diferentes setores da sociedade – famílias, gestão pública e organizações comunitárias – em direção à proteção da primeira infância. “Nossas equipes de saúde estão empenhadas em promover uma programação especial voltada à primeira aos cuidados com as crianças”, reforça Lorena ao convidar os pais a participarem das atividades nas USFs.

O gerente das Linhas de Cuidados da Saúde, enfermeiro Ilton Batista, diz que investir na primeira infância traz um benefício, inclusive, a longo prazo. “Com o cuidado zeloso na primeira infância, a possibilidade de  formar adultos mais saudáveis e felizes é muito maior. Portanto, promover uma programação voltada a este público, com diversidade de temas que agregam não só aos profissionais, mas, principalmente, às mães e famílias da nossa cidade, que precisam de acolhimento é muito satisfatório”, comenta o gerente.