Saúde promove mobilização de combate à sífilis em bares da Capital

Secretaria da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 18 de outubro de 2019 às 10:19

A ação acontece neste sábado, 19, a partir das 19 horas, com foco na promoção à saúde

Neste sábado, 19, das 19 às 00 horas, acontece uma mobilização de prevenção e promoção à saúde em frente ao bar Mujica e à boate Lanterna Lounge Bar. A ação faz parte da Campanha Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita que tem como Dia D, o terceiro sábado do mês de outubro.

 

A campanha que tem como slogan #sífilisnão - Teste/Trate/Cure é uma estratégia de enfrentamento da doença, idealizada pelo Ministério da Saúde. A ação deste sábado na Capital será feita pelos técnicos da Coordenação de Doenças Infectocontagiosas da Secretaria Municipal de Saúde, do Núcleo Henfil e os alunos do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Tocantins que desenvolvem o projeto ‘Sexualidade Responsável’.

 

“Nosso intuito, muito mais do que distribuir insumos como camisinha e gel lubrificante, é levar informação sobre as infecções sexualmente transmissíveis para que eles saibam o quanto é importante o sexo seguro e que temos uma rede articulada pronta para fazer o diagnóstico precoce e realizar o tratamento adequado”, ressalta a enfermeira Raiane Mocelai.

 

A enfermeira ressalta ainda que será reforçado com o público que todos os 34 Centros de Saúde da Comunidade realizam os testes rápidos para detecção das infecções sexualmente transmissíveis. “Em até 30 minutos sai o resultado e a pessoa sabe se tem ou não alguma infecção. No caso de positivo para sífilis, fazemos o encaminhamento para o exame sorológico para confirmação do diagnóstico”, complementa.

 

De acordo com a Coordenação Técnica Doenças Infectocontagiosas da Semus, em Palmas em 2018 foram registrados 373 casos de sífilis adquirida, 166 de sífilis gestacional e 49 de sífilis congênita. Já nos primeiros seis meses de 2019 foram 202 casos de sífilis adquirida, 63 gestacional e cinco congênita.

 



Edição: Iara Cruz