Saúde realiza ações de conscientização de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 24 de maio de 2023 às 07:45

Uma delas acontece nesta quarta-feira, 24, e outra na próxima terça-feira, 30

O mês de maio é dedicado à conscientização sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, tendo o dia 18 como a data nacional da luta por essas violências. Por isso, o Núcleo de Prevenção das Violências, Promoção da Saúde e Cultura de Paz (Nupav) da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), que também é rede de proteção à criança e ao adolescente em situação de violência, irá promover ações descentralizadoras em instituições de ensino.

A primeira ação será nesta quarta-feira, 24, na Escola de Tempo Integral (ETI) Padre Josimo Morais, a partir das 13h30, para os orientadores das escolas municipais da Secretaria Municipal da Educação (Semed). Na próxima terça-feira, 30, será realizada no Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC), a partir das 19 horas, voltada para os estudantes e educadores.

De acordo com a coordenadora do Nupav, Leyssane Arruda, as parcerias com instituições de ensino têm como objetivo principal orientar aqueles profissionais que têm contato direto com crianças e adolescentes a identificar sinais de abuso e violência, além de como devem conduzir estes casos. “Saber identificar e o que fazer nestas situações é primordial para garantir a vida dessas vítimas”, enfatiza.