Saúde reforça necessidade de manter o cartão de vacina das crianças atualizado

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus/ Edição: Lorena Karlla | Publicado em 17 de agosto de 2021 às 18:18

Pais devem ficar atentos às faixas etárias, esquemas e doses determinadas

Logo ao nascer e nos primeiros anos da infância, as crianças precisam ser vacinadas para evitar uma série de doenças e os pais precisam ficar atentos, pois os imunobiológicos devem ser aplicados de acordo com as faixas etárias, esquemas e doses determinados para garantir a proteção. O Ministério da Saúde, por meio do Plano Nacional de Imunização (PNI) e dos governos estaduais juntamente com o Município, distribui e aplica mais de 18 tipos de vacinas para a proteção das crianças.

A imunização é de extrema importância para evitar óbitos e sequelas causadas por doenças imunopreveníveis como surdez, cegueira, paralisia, problemas neurológicos, doenças respiratórias e tantas outras enfermidades.

O enfermeiro Ilton Batista, gerente de Linhas do Cuidado da Atenção Primária da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), explica que o PNI do Brasil é referência para todo o mundo. “O nosso PNI oferta uma série de vacinas gratuitamente através do Sistema Único de Saúde (SUS), às vacinas nos protegem desde sempre e, graças a elas, não sofremos com algumas doenças graves que assolaram o passado da humanidade, quais tiveram consequências catastróficas. Desde então, as vacinas têm nos protegido de um grande número de doenças infecciosas”, afirma o profissional.

Onde encontrar

Para vacinar as crianças, os pais devem levá-las à Unidade de Saúde da Família (USFs) mais próxima com cartão de vacina ou Caderneta da Criança, documentos pessoais e cartão do SUS. A Semus informa que, atualmente, possui 29 salas de vacinas abertas das 8 às 13 horas, com doses dos imunizantes preconizados pelo Ministério da Saúde, disponíveis à população infantil. A Semus reforça que as USFs 503 Norte (Arno 61), Eugênio Pinheiro (Aureny I) e 712 Sul (ASR-SE 15) não têm tido salas de vacinas, por serem exclusivas no cuidado contra a Covid-19. Confira aqui a lista de vacinas disponibilizadas pelo SUS e o esquema vacinal.

A vacina BCG previne formas graves de tuberculose, meníngea e miliar, é aplicada ao nascer ainda na maternidade. No caso de não aplicação no estabelecimento de saúde, a Semus explica que a família agende a dose nas USFs 405 Norte, 108 Sul, 403 Sul, 806 Sul, Alto Bonito ou Taquari. Acesse aqui os telefones das USFs da Capital.

Meta e cobertura vacinal

A Semus explica que as metas das principais vacinas - BCG, rotavírus, pneumocócica, Meningocócica, pentavalente, febre amarela, tríplice viral e poliomielite - variam de 90% a 95%. Em Palmas, atualmente, a cobertura vacinal da BCG é de 119,8%. Já a cobertura das outras vacinas variou de 62% a 71% no mês de junho, último levantamento da Semus. “A vacina é uma imunização de grande eficiência. Não deixe de vacinar seus filhos e não permita que doenças já erradicadas voltem a circular”, completa o enfermeiro.