Saúde vacinará contra covid-19 e influenza na Feira da 304 Sul, sexta, 19

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 16 de maio de 2023 às 07:48

No sábado, 20, aplicação será no Capim Dourado Shopping, domingo, 21, na Feira do Jardim Aureny I

A partir desta sexta-feira, 19, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) realizará ações extramuros para oferecer vacinação contra a covid-19 e influenza à população. Na sexta-feira, a imunização estará disponível na Feira da 304 Sul (Arse 31), das 16 às 20 horas. No sábado, 20, a vacinação ocorrerá no Capim Dourado Shopping, das 10 às 18 horas, e no domingo, 21, as aplicações serão realizadas na Feira do Jardim Aureny I, das 8 horas ao meio-dia.

A vacinação contra a influenza está disponível para todas as pessoas acima de seis meses de idade. A vacina deste ano protege contra os vírus da influenza A (H1N1 e H3N2) e influenza B (linhagem Victoria), que são os mais comuns atualmente. Essa ampliação da oferta é uma medida recomendada pelo Ministério da Saúde (MS) para reduzir os casos de atendimentos e internações por infecções respiratórias, além de minimizar a transmissão do vírus de uma pessoa para outra.

Quanto à vacinação contra a covid-19, há diferentes tipos de vacinas da Pfizer disponíveis para cada faixa etária. A vacina Pfizer Baby é destinada a bebês de seis meses a crianças de quatro anos. A Pfizer Pediátrica é aplicada em crianças de cinco a 11 anos, enquanto a Pfizer Monovalente é administrada para a população acima de 12 anos. Para essa faixa etária, são disponibilizadas duas doses, além de uma terceira dose de reforço para aqueles com menos de 17 anos. Já a vacina Pfizer Bivalente é direcionada para pessoas com 18 anos ou mais que tenham recebido pelo menos duas doses da vacina monovalente e tenham um intervalo mínimo de quatro meses desde a última aplicação. A CoronaVac é disponível para aplicação da  2ª dose para população.

Texto: Redação Semus

Edição: Deni Rocha/Secom