Saúde visita salões de beleza da Capital para alertar sobre cuidados contra hepatites virais

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 20 de julho de 2022 às 13:50

Ação faz parte da programação do Julho Amarelo, mês voltado para prevenção das enfermidades

Em Palmas, a  equipe da Coordenação Técnica das Doenças Infectocontagiosas da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) visitou salões de beleza para alertar os profissionais do setor sobre o uso correto das ferramentas de trabalho para prevenir a transmissão das hepatites virais. A ação ocorreu nesta quarta-feira, 20, em quatro estabelecimentos da Capital.

Segundo a biomédica da Coordenação Técnica das Doenças Infectocontagiosas , Jaqueline Parente, a visita faz parte da programação do Julho Amarelo, mês estabelecido pelo Ministério da Saúde (MS) para a prevenção das hepatites virais, doenças que atingem o fígado, podendo ser silenciosas e não apresentarem nenhum sintoma. No entanto, podem também causar cirrose e câncer.

Responsável por um dos estabelecimentos visitados pela equipe da Semus, Elimara Campos de Moraes avalia como importante a conscientização, considerando que muitas pessoas, com o passar dos anos, focaram muito no cuidado contra a Covid-19 e deixaram de lado a prevenção de outras doenças, caso das hepatites virais.

Programação

As ações de prevenção contra as hepatites continuam ao longo dessa semana. Na quinta-feira, 21, a equipe vai distribuir preservativos e orientar a população sobre as hepatites virais na Praia do Caju, das 15 às 18 horas, dentro da ação do +Saúde nas Férias. A mesma ação ocorre no próximo domingo, 24, na Praça do Bosque, das 16 às 20 horas; e no dia 31 de julho, domingo, as equipes se deslocam para o Parque Cesamar, das 16 às 20 horas.

Saiba mais

As hepatites são infecções que atingem o fígado, que podem ser silenciosas e não apresentar nenhum sintoma. No entanto, quando os sintomas são aparentes, podem surgir como cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Conheça os tipos de hepatites mais comuns.

O diagnóstico e o tratamento precoces das hepatites B e C podem evitar, dentre outras complicações, a evolução para cirrose ou câncer de fígado. Por isso, é tão importante fazer o exame. O diagnóstico das hepatites pode ser fechado nas Unidades de Saúde da Família (USFs) e também no Núcleo Henfil.

Texto: Semus/Palmas

Edição: Secom/Palmas