Secretaria busca modernizar análises de projetos de construção por meio da metodologia BIM

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Serviços Regionais

Autor: Wédila Jácome | Publicado em 23 de outubro de 2023 às 07:57

Adoção da plataforma tecnológica abrirá novas perspectivas para principais serviços de análise de projetos, liberação de alvarás de construção, fiscalização de obras e emissão de certificados de conclusão de obras e habite-se

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Serviços Regionais (Sedusr) iniciou um ambicioso projeto voltado para a modernização dos serviços de análises de projetos para liberação de alvarás de construções, fiscalizações e emissões de certificados de conclusão de obras e habite-se. Para isso, a Portaria Sedusr Nº 331/2023 designou uma equipe de dez servidores para realizar estudos e elaborar o Projeto Básico/Termo de Referência para a contratação da Solução Integrada de Software com suporte à metodologia BIM – Building Information Modeling.

A equipe de trabalho, constituída, iniciará suas atividades imediatamente, com a primeira tarefa de elaborar um cronograma de reuniões e atividades para concretizar o projeto básico planejado. E para alcançar o objetivo de modernizar e aperfeiçoar as ações da pasta, a proposta já foi incorporada ao Plano Plurianual da Prefeitura de Palmas, no Programa ‘Palmas com Fluidez Urbana’, especificamente na ação intitulada ‘Implementação de Soluções Tecnológicas de Gestão Urbanística’ ainda no ano passado.

E para ajudar na compreensão do software para elaboração do termo de referência, parte dessa equipe designada foi até a Bahia, na primeira quinzena de outubro, conhecer a plataforma Tekto Solution, que é pioneira na utilização da metodologia BIM para análises de projetos de construções. A equipe de Palmas, composta pelo economista Lázaro Gomes de Sousa, as arquitetas Rosana Delmundes Bezerra e Izabela Luiza Rosa Vieira, o fiscal de obras e posturas Marcelo Cardoso Maia e o analista de sistema da Agência de Tecnologia da Informação do Município de Palmas (Agtec), Sílvio Costa Moreira, aproveitou a visita técnica para esclarecer dúvidas e entender os desafios e resultados obtidos com a nova tecnologia.

Entenda

Neste ano, a Sedusr já analisou 5.960 processos, uma média mensal de 616 processos. No entanto, a pasta afirma que o fluxo de análises é significativamente maior, devido à necessidade de reanálise de quase todos os processos, devido a pendências e incompatibilidades com as normas vigentes. O prazo médio solicitado para análise é de 15 dias, mas, devido ao aumento na demanda por esses serviços, esse prazo por vezes tem sido estendido.

E para resolver essa demanda, o secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano e Serviços Regionais, o engenheiro Israel Henrique de Melo Sousa, acredita que a adoção de uma plataforma tecnológica com suporte à metodologia BIM resolverá essas limitações e abrirá novas perspectivas para os principais serviços de análise de projetos, liberação de alvarás de construção, fiscalização de obras e emissão de certificados de conclusão de obras e habite-se em Palmas. “Uma vez implantada, a plataforma gerenciará o fluxo de trabalho desde a recepção eletrônica dos projetos de construção pelos profissionais até a análise e liberação do alvará, fiscalização da obra e emissão dos certificados de conclusão e habite-se”.

Mas afinal, o que é a metodologia BIM?

De acordo com a definição da BIM Works, uma empresa com a marca DNA USP concedida pela Auspin (Agência USP de Inovação), o BIM, acrônimo de Building Information Modeling (Modelagem da Informação da Construção), é um conceito abstrato que abrange métodos de trabalho e informações que, uma vez inseridos em um modelo de construção, permeiam todo o ciclo de vida do projeto, desde a concepção inicial, passando pelo detalhamento, construção, uso, até a demolição. O fluxo de trabalho BIM facilita a criação de um ambiente colaborativo e, como resultado, proporciona projetos melhores, com menos erros e um uso mais eficiente dos recursos, tanto em termos de tempo como de dinheiro.