Secretária da Educação foca em desempenho no Ideb em primeira reunião com diretores

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 24 de julho de 2019 às 17:18

As reuniões com os diretores estão sendo realizadas em pequenos grupos


Em sua primeira reunião com os diretores das unidades escolares da rede municipal de Palmas nesta quarta-feira, 24, a secretária da Educação, Cleizenir Divina dos Santos, usou a oportunidade para, além de se apresentar, expor sua visão deste novo desafio. O momento foi marcado por uma diretriz específica, que é o foco no próximo exame de avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb.


A titular da Educação disse que pretende manter o que já existe e em funcionamento, voltando a atenção para o desempenho dos alunos. Ela citou a experiência como diretora em três escolas e reconhece a importância do planejamento administrativo, mas disse que o momento é de enfatizar no pedagógico. “Nosso foco no próximo semestre letivo será na aprendizagem, nos resultados. Queremos que os diretores abracem com afinco esta causa e levem seu entusiasmo a professores e alunos”, disse.


Para isso, foi apresentada uma metodologia que envolve reforço no planejamento (no turno e no contraturno escolar), a sistematização do reforço, estímulos para a aprendizagem e o acompanhamento do diretor juntos as turmas que serão avaliadas. O objetivo é elevar a proficiência em leitura, escrita e matemática.

 

Para maior efetividade e aproveitamento, as reuniões com os diretores estão sendo realizadas em pequenos grupos. O evento inicial contou com a participação dos diretores de onze escolas, equipe pedagógica, supervisores e integrantes da Superintendência de Avaliação e Desempenho, que expôs em números os índices alcançados pelos alunos palmenses em diversas avaliações.



As primeiras escolas a receberem as orientações foram Antônio Carlos Jobim, Jorge Amado, Eurídice Ferreira de Melo, Santa Barbara, Thiago Barbosa, Anísio Teixeira, Margarida Lemos, Beatriz Rodrigues, Cora Coralina, Mestre Pacífico e Maria Júlia.

 


Edição e postagem: Lorena Karlla