Secretaria de Assuntos Fundiários de Palmas utiliza drones em trabalho de regularização no Lago Norte

Secretaria Municipal de Assuntos Fundiários

Autor: Georgethe Pinheiro | Publicado em 09 de março de 2022 às 18:37

Captação de imagens auxilia a identificação e demarcação dos lotes, processo que antecede a expedição dos títulos dos imóveis

A Secretaria Municipal de Assuntos Fundiários concluiu nesta quarta-feira, 09, o levantamento cadastral aerofotogramétrico da região denominada Lago Norte, para elaboração dos estudos de viabilidade de regularização fundiária do setor. A atividade utiliza drones para captura de imagens, que vão auxiliar os serviços de georreferenciamento, sendo esta a primeira etapa do trabalho.

A atividade está sendo realizada em parceria com a Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), o que torna o trabalho mais eficiente e completo, segundo explicou o secretário de Assuntos Fundiários e presidente da FMA, Fábio Chaves.

“A captação de imagens auxilia a identificação e demarcação dos lotes, que é a etapa que precede à expedição dos títulos dos imóveis. E essas mesmas imagens permitem observar possíveis irregularidades ambientais e propor soluções a serem aplicadas nas áreas, antes da conclusão do processo”, ponderou Chaves.

Na sequência, a Secretaria de Assuntos Fundiários deve iniciar o trabalho de microparcelamento de lotes. O secretário executivo da pasta, Fabrício Rodrigues Braga, explicou que, antes da regularização fundiária, é necessário conhecer o setor e delimitar sua área para que o processo possa ser executado.

“A população do Lago Norte já mudou bastante desde o último levantamento realizado, por isso, precisamos identificar as famílias e estabelecer os limites do bairro. As imagens dos drones são muito importantes para facilitar esse processo”, comentou.