Secretaria de Desenvolvimento Social promove momentos de arte no Cras do Aureny IV

Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial

Autor: Inês Theodoro | Publicado em 08 de julho de 2014 às 11:37

Com o propósito de resgatar a autoestima, a alegria, a descoberta de potencialidades, o prazer de se expressar e ser ouvido, o grupo de idosos, do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Aureny IV,  participam  do  projeto “Arte na terceira idade”.   A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), através da Diretoria de Proteção Básica, iniciou uma semana repleta de atividades  artísticas  que seguem até o final do mês de julho.

Durante o evento será colocada em prática a criatividade, que traz consigo aspectos revolucionários, para facilitar mudanças e transformações, especialmente durante a nobre etapa de vida enfrentada na terceira idade. No primeiro momento, será abordado o que  é arte, tendo como referência a apresentação dos trabalhos do artista plástico Romero Brito, quando os idosos poderão demonstrar as suas habilidades.

Segundo a assistente social do Cras do Aureny IV, Eliane Cristina Costa de Oliveira, as atividades com os idosos,  sobre arte no  terreno da estética, são uma forma de exercitar a aptidão para entrar em ressonância ou sincronia com o mundo que os cerca, através de suas imagens, formas, cores, sons e movimentos, captando silenciosamente sua expressividade latente. “Nunca é tarde para exercitar a sensibilidade que existe latente em cada um de nós. E quem é sensível tem, indiscutivelmente, capacidade para se abrir às artes,” explica.

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idoso

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idoso tem como objetivo geral proporcionar aos idosos atendidos nos 10 Cras existentes na Capital, atividades lúdicas, de lazer, culturais, inclusão produtiva, favorecimento do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, bem como orientações referentes aos seus direitos relativos à carteira do idoso, Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.

Trata-se de um projeto que procura atender prioritariamente pessoas com 60 anos ou mais, que buscam atendimento/orientações técnicas nos Cras.