Secretaria de Saúde Palmas leva vacina contra a gripe aos Cmeis de Palmas

Secretaria da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 23 de abril de 2019 às 15:30

A meta é imunizar crianças de seis meses até seis anos incompletos, (5 anos, 11 meses e 29 dias de idade)  professores e trabalhadores dos Cmeis


 

A vacina ainda é a melhor forma de prevenção contra o vírus Influenza: H1N1, H3N2 e B, e é por isso que o profissionais da Secretaria de Saúde de Palmas iniciaram nesta terça-feira, 23, à vacinação contra a gripe nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). As primeiras crianças a receber a vacina foram as do Cmei Pequenos Brilhantes, localizado na Arno 41.

 


Com dois filhos na unidade Sílvia Mota, aproveitou a oportunidade para imunizar as crianças. “Eu sempre vacinava no Centro de Saúde, mas como não tive tempo para ir e a escola avisou que aconteceria a vacinação, trouxe o cartão de vacina deles para aproveitar a oportunidade. É muito bom porque é mais fácil, mais rápido e está em um ambiente do qual a criança está familiarizada”, explica.

 


Nos Cmeis a meta é imunizar crianças de seis meses até seis anos incompletos, (5 anos, 11 meses e 29 dias de idade)  professores e trabalhadores que estão em contato com as crianças. “Achei essa oportunidade muito boa porque ficamos aqui o dia todo, e às vezes fica mais difícil de ir ao Centro de Saúde, com a vacina chegando até a gente é bem mais fácil”, comemorou a professora do berçário, Rosangela Rodrigues, que também garantiu a imunização contra a doença.

 


Cerca de 65 mil pessoas que correspondem ao público alvo devem ser imunizadas até o fim da campanha. A orientadora educacional do Cmei, Maria José de Lima, explica que a vacina no ambiente escolar evita a propagação do vírus e também auxilia no desenvolvimento escolar. “A vacina é muito importante principalmente nessa fase da criança, uma vez que, elas ainda não têm muita imunidade e acabam adoecendo de forma recorrente, o que faz com que deixem de vir à escola. Mas é importante ressaltar que os pais devem estar presentes no momento e que tragam o cartão de vacinas”, destacou.


A campanha segue até o dia 31 de maio, sendo que o Dia D será no dia 04 do mesmo mês. Além dos Cmeis, as 32 salas de vacinas funcionam das 8 às 17 horas nos Centros de Saúde da Comunidade e para vacinar é necessário apresentar os cartões de vacina e do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

 


Público alvo

 


Idosos com mais de 60 anos; crianças de seis meses até seis anos incompletos (5 anos, 11 meses e 29 dias de idade); gestantes; mulheres que tiveram um filho nos últimos 45 dias (puérperas); trabalhadores da área da saúde; professores de escolas públicas e privadas; povos indígenas; pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

 



 

Edição e postagem: Lorena Karlla