Secretaria de Transparência e Controle Interno de Palmas lança Plano Anual de Atividade de Auditorias internas

Secretaria Municipal de Transparência e Controle Interno

Autor: Wédila Jácome | Publicado em 17 de março de 2022 às 17:02

Documento traz um conjunto de metas para 2022, além de organizar, planejar e prever todas as ações da Secretaria de Transparência e Controle Interno

O Plano de Atividades e Auditorias Internas da Prefeitura de Palmas (PAI) surgiu com o objetivo de organizar, planejar e prever as ações de controle, como também estabelecer a realização de quatro auditorias em áreas predeterminadas dos órgãos municipais. Lançado neste ano, o Plano é o desenrolar do Planejamento Estratégico da Secretaria de Transparência e Controle Interno, para os próximos quatro anos, que prevê como o órgão central do sistema do controle interno vai atuar nesse período.

Para o controlador geral de Palmas, André Fagundes Cheguhem, essa inovação na gestão municipal permitirá que todos os órgãos acompanhem as atividades da controladoria geral e possam também prestar um melhor serviço público e informações para o órgão de controle “A importância do PAI se dá pelo planejamento que ele permite para o órgão central do controle interno, que é a secretaria. É um avanço para a administração pública”, complementa.

O PAI é um conjunto de oito metas, subdivididas em duas áreas: atividade de controle e auditoria interna. Dentro das atividades de controle, o plano tem como meta ampliar os núcleos de controle interno, que são as unidades avançadas do sistema que trabalham dentro dos órgãos e entidades. A controladoria é o órgão central. Atualmente, o município tem três núcleos: nas secretarias de Educação, Saúde e Infraestrutura, e a meta é ampliar para mais dois núcleos neste ano de 2022.

Já dentro da área de auditoria interna, o PAI prevê a realização de quatro auditorias no ano em áreas predeterminadas e permite um planejamento tanto da controladoria, como das áreas a serem auditadas. Em 2021 a Prefeitura de Palmas fez três trabalhos de auditoria, sendo elas nas secretarias de Saúde, Educação e Habitação, e para esse ano estão previstas outras quatro áreas.

Para o controlador, a atuação do sistema de controle interno na forma de auditoria governamental garantirá uma maior eficiência e eficácia na aplicação dos recursos públicos.