Secretaria Municipal da Saúde divulga balanço da III etapa da campanha de vacinação contra o Sarampo

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 10 de março de 2020 às 09:46

Ao todo 3.924 pessoas na faixa etária preconizada pelo Ministério buscaram os Centros de Saúde, mas apenas 508 precisaram receber a imunização contra o Sarampo

Iniciada no último dia 10 de fevereiro, a III fase da Campanha Nacional Contra o Sarampo do Ministério da Saúde encerra nesta sexta-feira 13. Após mais de um mês recebendo a população de Palmas nos Centros de Saúde da Comunidade a Secretaria Municipal da Saúde (Semus), por meio da Central de Vacinas (Cemuv) divulga um balanço sobre o alcance da campanha de imunização, cujo público alvo alcança pessoas na faixa etária entre cinco a 19 anos.

Ao todo 3.924 pessoas na faixa etária preconizada pelo Ministério buscaram os Centros de Saúde, mas apenas 508 precisaram receber a imunização contra o sarampo. Em contrapartida, durante o período de realização da campanha 1.281 doses da vacina contra o HPV foram aplicadas, além disso, 1.179 indivíduos receberam a imunização contra a febre amarela e 981 pessoas receberam a vacina meningocócica.

A coordenadora da Central Municipal de Vacinas, Elaine Katzwinkel, afirmou que houve uma boa aderência da população na busca do serviço. “A campanha teve uma ótima adesão porque além das vacinas de rotina conseguimos atualizar bastante cartões de vacina principalmente no último dia 15, que foi o Dia nacional de Vacinação.”, explica.

Vale ressaltar que a campanha também atende aos usuários faltosos, então havendo dúvida sobre a situação vacinal, a orientação é buscar o Centro de Saúde da Comunidade (mais próximo e consultar sobre a necessidade de receber a imunização. De todo modo, as salas de vacina continuam prestando o serviço mesmo após o término da campanha atendendo a demanda espontânea, pois não existe meta estabelecida por se tratar de uma vacina de rotina.