Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural realiza anualmente a elaboração de projetos produtivos e captação de solo para análise laboratorial

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

Autor: Fernanda Mendonça | Publicado em 24 de agosto de 2020 às 10:58

Projeto produtivo é necessário para liberação de implementos agrícolas e serviços pela Seder, a exemplo do gradeamento de solo e distribuição de calcário

Na agricultura, os meses que antecedem o período chuvoso são dedicados à preparação para o plantio, principalmente do solo, etapa essencial que determinará a qualidade da produção de alimentos. E, para auxiliar os pequenos produtores da Zona Rural de Palmas, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Seder) realiza anualmente a elaboração de projetos produtivos e captação de solo para análise laboratorial. Dessa vez, as famílias atendidas na manhã da última sexta-feira, 21, foram as residentes no Projeto de Assentamento Veredão, próximo ao distrito de Buritirana.

No local foram coletadas amostras de solo, informações pessoais, dados da propriedade como localização, tamanho total da propriedade, da área a ser cultivada, tecnologia adotada e tipo de cultura que irá ser plantada. Dentre as culturas pretendidas foi identificada pela equipe técnica da Seder que estão a de milho, feijão, mandioca.

O projeto produtivo é necessário para liberação de implementos agrícolas e serviços pela Seder, a exemplo do gradeamento de solo e distribuição de calcário. Assim que o plantio for iniciado, os técnicos da secretaria farão outra blitz com objetivo de checar se as orientações serão atendidas, bem como reafirmar as orientações e sobre o manejo que cada cultura exige.

Após a liberação do resultado nas análises, de 15 a 20 dias úteis, cada produtor receberá a recomendação técnica destinada à correção dos problemas detectados. Assim que o solo estiver pronto, será dado início ao plantio e acompanhamento do desenvolvimento dessas culturas.