Secretário de Desenvolvimento Rural, Roberto Sahium, é homenageado por contribuição à Agrotins, durante lançamento da Feira

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

Autor: Georgethe Pinheiro | Publicado em 08 de abril de 2019 às 17:52

Município levará experiência de fazendinha sustentável para a Feira, além de palestras sobre criação de aves, tratamento de efluentes domésticos, dentre outros

O  secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Roberto Jorge Sahium, foi homenageado na tarde desta segunda-feira, por ocasião do lançamento da 19ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2019), que tem como tema Agropecuária de Atitude Sustentável. O secretário recebeu uma placa em homenagem a sua contribuição para a criação da Feira, que hoje é um dos cinco maiores eventos do setor no Brasil e a primeira da Região Norte.

Além de Sahium também foram homenageados o ex-governador Siqueira Campos, ex-secretário de Agricultura do Estado, Jalbas Manduca e o agropecuarista Nasser Yunes. O secretário destaca como um dos principais legados que as pessoas que conceberam a Agrotins deixaram para os dias atuais foi a formação de um cadastro de produtores rurais do Estado. “Nossa contribuição maior foi formar um cadastro do setor produtivo do Tocantins que subsidia esse importante evento até os dias atuais”, concluiu o secretário.

Este ano a Agrotins será realizada no período de 7 a 11 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas, na TO-050, Km 23, saída para Porto Nacional.  A Fazendinha do Calor Humano será a vitrine da Prefeitura de Palmas para a exposição de suas tecnologias na Agrotins 2019.

No total, a feira deve contar com mais de 700 estandes. E o espaço organizado pelo Município de Palmas deve focar na sustentabilidade como força motriz de demonstrações sobre energia limpa, criação de aves, tratamento de efluentes residenciais, piscicultura, hidroponia e outras demonstrações práticas e palestras para os visitantes da Feira.

A Fazendinha do Calor Humano será coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder) e contará com a participação das Secretarias Municipais de Educação; Extraordinária de Assuntos Estratégicos, Captação de Recursos e Energias Sustentáveis e Fundação Municipal de Meio Ambiente.

No espaço serão apresentados temas como Peixes Amazônicos, UsiO2Agro, Hidroponia nos sistemas Hidrogood e Floating, Usina Solar, tanque suspenso para peixes, mini vacas, unidades demonstrativas de capim capiaçú e de milho para silagem, ovinos, tratamento de efluentes residenciais, aves domésticas, entre outros.

Edição e postagem: Lorena Karlla