Secretário municipal da Educação participa de lançamento de Compromisso pela Criança Alfabetizada

Secretaria Municipal da Educação

Autor: IVM | Publicado em 28 de fevereiro de 2024 às 12:55

Fábio Chaves representou a prefeita Cintia Ribeiro na assinatura de termo de compromisso entre governo estadual e municípios pela alfabetização de crianças até o segundo ano do ensino fundamental

O secretário municipal da Educação, professor Fábio Chaves, participou na manhã desta quarta-feira, 28, do lançamento do Compromisso Tocantinense Criança Alfabetizada, no auditório da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, em Palmas. O Compromisso Tocantinense Criança Alfabetizada tem o desafio de alfabetizar todas as crianças das escolas públicas tocantinenses até o final do segundo ano do ensino fundamental, unindo esforços entre os governos federal, estadual e os 139 municípios.

Na ocasião, foi assinado o termo de compromisso Alfabetiza Mais Tocantins entre o governador Vanderlei Barbosa e o presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), o prefeito de Talismã, Diogo Borges. A assinatura do termo vem ao encontro do previsto na Lei Estadual nº 4.220/2023, que estabelece o Programa de Fortalecimento da Educação no Tocantins (Profe). Diogo Borges considerou que a assinatura marca o início de um novo momento da educação no Estado porque envolve todos os municípios, da Capital à menor cidade. “O Tocantins está na linha de frente pelo desenvolvimento da educação. Estamos fechados com o governo pela alfabetização de todas as nossas crianças na época certa”, disse.

Presente ao evento representando a prefeita de Palmas, Cintia Ribeiro, o secretário Fábio Chaves afirmou considerar que a atenção aos primeiros anos da educação é fundamental para o desenvolvimento de toda a vida acadêmica do aluno e que Palmas, não apenas aderiu ao programa, como já tem todo um histórico na estruturação e desenvolvimento da educação infantil e dos anos iniciais. “São investimentos nos profissionais, por meio da formação continuada, na estrutura das escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e em sistemas de avaliação da aprendizagem que já nos propiciam bons índices. Nosso trabalho só tem a ganhar com a parceria com o governo estadual, que também reconhece a importância da boa formação no momento correto”, finalizou Fábio.

O governador Vanderlei Barbosa destacou o trabalho estrutural que vem sendo realizado em todas as escolas do Tocantins e a importância do engajamento dos prefeitos para que o desafio de alfabetizar as crianças até a conclusão do segundo ano do ensino fundamental seja alcançado. “O Tocantins está alinhado com o governo federal pelo desenvolvimento da educação, mas é fundamental o engajamentos dos prefeitos neste desafio, pois é nos municípios onde está a base da educação”, disse.

Também participaram da solenidade a secretária pedagógica da Semed, Cícera Mota, a secretária-executiva do Ministério da Educação (MEC), Izolda Cela, e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palacios, além de prefeitos de todas as regiões do Estado.

Alfabetiza Mais

O Compromisso Tocantinense Criança Alfabetizada pretende investir R$ 8 milhões para atender mais de 56 mil estudantes e 2 mil professores do 1º e 2º ano do ensino fundamental e 1.300 professores do 5º ano do ensino fundamental. Na educação infantil – pré-escola, serão beneficiadas 22 mil crianças e cerca de 2.300 professores.  Entre as estratégias previstas estão a oferta de formação continuada para os profissionais, concessão de bolsas para articuladores e formadores, entrega de material estruturado para professores e estudantes, além de premiação das boas práticas.

Texto: Semed