Sede da Prefeitura de Palmas será transferida para Taquaruçu no dia 1º de junho

Gabinete da Prefeita

Autor: Redação / Secom | Publicado em 30 de maio de 2023 às 10:55

Distrito será Capital por um dia e receberá ações como assinaturas de ordens de serviço e momento cívico com autoridades políticas

Em homenagem ao distrito de Taquaruçu, pela cessão de sua municipalidade para a implantação de Palmas, os poderes Executivo e Legislativo municipais serão transferidos na quinta-feira, 1º de junho, tornando-se Capital do Tocantins por um dia. A Gestão Municipal levará serviços para os moradores de Taquaruçu e região e terá também assinaturas de ordens de serviços e momento cívico com a prefeita Cinthia Ribeiro, vereadores e autoridades políticas.

Desde 2006, quando foi alterada a Lei Orgânica, o distrito de Taquaruçu recebe essa celebração em agradecimento pelo apoio à construção de Palmas. O então Taquarussu do Porto foi criado em 1º de janeiro de 1988 a partir do desmembramento de Porto Nacional, tendo como prefeito, na época, Fenelon Barbosa, pai do governador Wanderlei Barbosa. Em dezembro de 1989, Taquarassu do Porto deixa de ser sede administrativa do município, que passa para Palmas e Fenelon se torna o primeiro prefeito da Capital do Tocantins.

 

O que diz a lei:
Lei Orgânica do Município de Palmas, artigo 1º, parágrafo segundo - As Sedes dos Poderes Executivo e Legislativo Municipais ficam transferidas para o Distrito de Taquaruçu no dia 1º de Junho de cada ano, respeitando o disposto no artigo 3º da Constituição Estadual, em homenagem ao Município de Taquarussu do Porto, pela concessão de sua territorialidade, para a implantação da Capital do Estado.