Sedem entrega permissões para exploração comercial de quiosques

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego

Autor: Georgethe Pinheiro | Publicado em 01 de setembro de 2023 às 05:59

11 novos empresários se juntam a um grupo de trabalhadores que impulsionam economia da Capital

A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem), entregou na tarde desta quinta-feira, 31, as permissões de funcionamento para 11 quiosques destinados à exploração da atividade comercial pelo período de dez anos. No total são dez pontos de comércio localizados no perímetro urbano e um na Praia das Arnos. Os 11 novos empresários passam a fazer parte de um grupo de trabalhadores que, juntos, respondem pela geração de cerca de 450 empregos diretos e indiretos, fazendo girar em torno de R$ 1 milhão por mês, renda direta e indireta, no município de Palmas. Os dados são da Sedem.

Durante o evento da entrega das novas permissões, a prefeita Cinthia Ribeiro falou sobre o momento econômico de Palmas, que segundo ela é o melhor na história da Capital. “Este é o melhor momento que a Prefeitura de Palmas vive, resultado de uma gestão moderna e eficiente”.

O secretário da Sedem, Tom Lyra, entregou para Cinthia Ribeiro o relatório da gestão da pasta que trouxe os números referentes ao desenvolvimento econômico gerado pelos quiosques. Na ocasião ele explicou também que atualmente todos os ambulantes da Capital se encontram com suas licenças atualizadas, em cumprimento a determinação da Gestão Municipal.

Banco do Povo

Além da permissão para explorar os pontos de comércio, os contemplados poderão contrair empréstimos financeiros no Banco do Povo para as obras de reformas no local. A carência, segundo a prefeita Cinthia Ribeiro informou, será de seis meses. “Quem pegar emprestado no Banco do Povo terá seis meses para pagar a primeira parcela”, informou a chefe do Executivo Municipal.

As reformas são necessárias, pois os quiosques disponibilizados para os novos empresários estavam fechados, o que acaba deteriorando o imóvel. Os contemplados serão responsáveis pelas obras de reformas, porém terão o prazo de exploração comercial de dez anos.

Empreendedorismo

Roner Reis da Silva está entre os novos permissionários, que vão explorar o comércio nos quiosques palmenses. Emocionado, ele contou que o sustento de sua família vinha da venda de bolos, doces e lanches como ambulante nas ruas de Palmas, ofício que ele executava junto com a esposa. “Agora, com esse novo ponto, que fica no Jardim Aureny IV, vamos vender espetos e jantinhas. As coisas vão melhorar”, enfatizou.

Roner disse que o incentivo para participar da licitação dos quiosques veio de sua filha, Mariana, que foi menor aprendiz na Secretaria Municipal de Finanças (Sefin). “Lá ela procurou saber como funcionava o processo e muito interessada aprendeu e me ajudou a participar da licitação. Graças ao incentivo dela, hoje iniciamos uma nova realidade”, emocionou-se.

Texto: Georgethe Pinheiro/Secom
Edição: Denis Rocha/Secom