Sedem oferece curso de ‘Boas práticas de manipulação de alimentos’ aos ambulantes que atuarão no ‘Carnaval do Amor’

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego

Autor: Georgethe Pinheiro | Publicado em 20 de fevereiro de 2020 às 19:02

Cerca de 30 vendedores ambulantes foram contemplados com o curso

As boas práticas para a manipulação de alimentos foram abordadas em capacitação oferecida na tarde desta quinta-feira, 20, junto aos cerca 30 vendedores ambulantes que vão comercializar comidas e bebidas na Vila Gastronômica do ‘Carnaval do Amor’, que será realizado na Praia da Graciosa, a partir desta sexta-feira, 21, até a próxima terça-feira, 25.

O treinamento aos comerciantes foi oferecido por meio da Superintendência de Indústria e Comércio, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem).

O superintendente de Indústria e Comércio, Raimundo Cavalcante Júnior, contou que a Prefeitura de Palmas resolveu neste ano de 2020 retomar o Carnaval tradicional, paralelo às festividades do ‘Capital da Fé’, para que a população tenha diversas opções e não precise ir para outras cidades em busca da Folia de Momo.

"Esta iniciativa vai fazer com que o palmense fique aqui e consequentemente ajuda a fomentar  economia", avaliou Cavalcante acrescentando: "Outro setor que ganha é o de bares, restaurantes e hotelaria, uma vez que Carnaval é uma festa que atrai público das cidades vizinhas".

O presidente da Associação de Feirantes da Feira Coberta da 304 Sul, José Ribeiro de Lima, conhecido também como Rafael da Feira, considerou o curso como um investimento necessário para garantir que os ambulantes e feirantes possam desenvolver suas atividades com segurança.

"Hoje não temos que prestar contas de como manipulamos nossos produtos só ao poder público. Na verdade, nosso fiscal mais exigente é o consumidor, daí a importância dessa capacitação", disse Rafael da Feira.

Para o comerciante, este Carnaval, com opções diversificadas atende todos os públicos e ajuda o palmense na geração de renda. "São festas para agradar todos os públicos e ajudam a aquecer a economia de nossa cidade. Todo mundo sai ganhando", sentenciou.

Já o fiscal sanitário de Palmas, Vidal Martins de Sousa Junior, disse que as orientações foram abrangentes, incluindo desde a higiene pessoal, até a conservação de alimentos e limpeza dos equipamentos.

"Vamos ter equipes trabalhando no ‘Carnaval do Amor’, na Praia da Graciosa, mais no início das atividades, com o intuito de garantir que comidas e bebidas estejam em boas condições de consumo", explicou Vidal.

Edição: Lorena Karlla