Seder expõe possibilidades de exploração da propriedade rural na Agrotins 2015

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

Autor: Samara Martins | Publicado em 08 de maio de 2015 às 09:14

As diversas possibilidades de exploração econômica da pequena propriedade rural estão expostas no espaço da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Seder), na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), que acontece até o sábado, 09.

Montado no formato de uma Agro-aldeia, o "Rancho Ray Tec" faz referência aos Jogos Mundiais Indígenas e traz o Turismo Rural como mais uma oportunidade econômica para o homem do Campo, unido à produção agropecuária, com foco na sustentabilidade e na produção de orgânicos.

"Nós temos uma beleza cênica muito pouco aproveitada. São cachoeiras, riachos e serras que podem ser melhor explorados pelo homem do campo, e nós queremos estimular isso através do turismo rural", afirmou o secretário da Seder, Roberto Saihum.

Com esse foco, a Agro-aldeia na Agrotins foi montada em formato rústico utilizando o reaproveitamento de madeiras na sua estrutura e no mobiliário. Além de unidades demonstrativas de produção, o local dispõe ainda de um Café da Roça, onde há exposição de produtos como café orgânico e são vendidas tapiocas; e de um Restaurante, por meio do qual a Seder fornece refeições aos produtores, ao mesmo tempo em que serve de modelo de atividade econômica.

Tecnologias de Produção

O turismo rural é mais uma alternativa econômica para o homem do campo, mas este vem aliado à produção agropecuária que necessita de tecnologias para que seja economicamente viável e ambientalmente sustentável. E é este o principal foco da Seder, que na Agrotins instalou diversas unidades demonstrativas de tecnologias de produção.

Dentre as unidades demonstrativas disponíveis na Feira está o sistema de produção de peixes, Bag Fish, que alia a criação intensiva de peixes em tanques, consorciado a aquaponia através da produção de hortaliças pelo sistema hidropônico.

Na unidade da Agrotins, o produtor rural pode entender o funcionamento do sistema, através do qual a água do tanque criatório é reutilizada na produção de alfaces pelo sistema hidropônico, quando os resíduos dos peixes servem como adubo orgânico. Depois de alimentar as alfaces, a água é retornada ao tanque, após passar por um sistema natural de filtragem.

Outra tecnologia apresentada é a de produção de milho variedade, projeto desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Tocantins. No local, o produtor pode verificar o passo a passo do processo de desenvolvimento do milho, através de uma trincheira em que são expostos os elementos químicos usados no plantio, como macronutrientes e micronutrientes e todo sistema radicular do milho, e como a planta tem acesso a estes. O sistema permite a produção mesmo em solo pobre em nutrientes.

A Agro-aldeia da Seder dispõe ainda de unidade de demonstração de criação de galinha caipira em sistema semi-intensivo, que alia galpão e piquete, permitindo equilíbrio na alimentação das aves. Da apresentação do sistema de compostagem de galhadas para a fabricação de adubo orgânico, e do sistema de produção de culturas consorciadas, aliadas a criação de animais", além de espaço para a realização de palestras.

O produtor Rural Elton Ribeiro explica que está participando todos os dias do evento. Proprietário de uma chácara na região de Taquaruçu, Ribeiro contou que participou da palestra através da qual se interessou pela criação de galinhas, "Aprendi bastante na palestra sobre galinhas caipiras, e pretendo trabalhar com isso na minha chácara", disse.