Seder inicia plantio de arroz na Fazendinha Calor Humano em Palmas

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

Autor: Wédila Jácome | Publicado em 06 de janeiro de 2021 às 16:45

Produção ajudará a abastecer escolas rurais da Capital e a expectativa é que dentro de 110 dias sejam colhidas cerca de 130 sacas de arroz

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Seder) iniciou o plantio de arroz na Fazendinha Calor Humano, localizada no Centro Agrotecnológico de Palmas. A expectativa é que na área de um hectare e meio, ou seja, 15 mil metros quadrados, sob responsabilidade dos técnicos da pasta, sejam produzidos cerca de 130 sacas, que irão ajudar a abastecer as Escolas de Tempo Integral do Campo. Cada saca tem 60 quilos, podendo chegar a serem colhidos 7.800 quilos de arroz.

A variedade de arroz escolhida para o plantio foi Ajudar a ABRS A 501 CL, lançada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e que na Fazendinha passará pela Etapa de validação, para que posteriormente possa ser sugerida aos produtores locais. O secretário da Seder, Roberto Sahium, explica que na unidade demonstrativa da Fazendinha, além de servir como local de pesquisa para fazer validações das sementes, tudo o que é produzido lá é destinado ao abastecimento das Escolas de Tempo Integral do Campo.

O plantio é graças à parceria entre a Embrapa, Seder e Secretaria de Agricultura do Estado (Seagro). O secretário ainda explica que dentro de 110 dias, quando o arroz estará pronto para a colheita, a estimativa é que a produtividade da variedade de arroz escolhida seja de 80 a 90 sacas por hectare, chegando a 130 sacas colhidas no total da área plantada.