Seder insemina 28 matrizes bovinas de produtores familiares da Capital

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

Autor: Fernanda Mendonça/ Edição: Lorena Karlla | Publicado em 23 de julho de 2021 às 17:15

Vacas receberam sêmen da raça Holandês e da híbrida Kiwicross, também conhecida como Jersolando

Uma equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Rural de Palmas (Seder) realizou na quinta-feira, 23, a inseminação de 28 matrizes bovinas de oito produtores familiares das regiões de Taquaruçu, Piabanha, Estiva e Entre Rios. As vacas receberam sêmen da raça Holandês e da híbrida Kiwicross, também conhecida como Jersolando, resultado do cruzamento entre as raças Holandês e Jersey.

Conforme o secretário da Seder, Major Negreiros, a inseminação desses animais faz parte das ações do Programa Palmas Para o Leite. “O objetivo da Prefeitura de Palmas é a melhorar a produção de leite na cidade, não só em quantidade, mas também em qualidade. Conseguiremos isso dando continuidade aos trabalhos de assistência técnica e melhoramento genético do rebanho”, explica.

O método utilizado é o da Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), que permite sincronizar a ovulação por meio da administração de medicamentos em dias predeterminados. O início do trabalho é conhecido como dia zero (D0), quando é feito diagnóstico da situação do animal, inclusive com a realização de ultrassonografia para checagem de possível gestação ocorrida por monta. Caso não esteja fecundada, o animal recebe um implante de progesterona intravaginal. O acompanhamento seguinte, feito pelo veterinário, ocorre no dia oito (D8) com a retirada do implante e aplicação dos hormônios prostaglandina, cipionato de estradiol e o eCG, todos para estimular o cio e ovulação. No dia dez (D10) ocorreu de fato a inseminação das matrizes.

De acordo com o médico veterinário da Seder, Cláudio Sayão, em 2021 já foram beneficiados com a inseminação, que é fornecida de forma gratuita pelo município, 40 matrizes de 12 propriedades em Palmas. “Para este ano, o Município adquiriu 300 doses de sêmen. A distribuição será feita aos produtores da bacia leiteira da Capital que estejam cadastrados na Seder.”