Seder lançará na Agrotins seis novas tecnologias rurais

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

Autor: Márcio Greick | Publicado em 26 de abril de 2017 às 16:17

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Seder) lançará na Feira de Tecnologia Agropecuária do Estado do Tocantins (Agrotins 2017) que acontece de 09 a 13 de maio, um adubo orgânico originário  da decomposição de galhadas, com a utilização de fungos. Durante a Feira, a Seder apresentará também  as seis tecnologias para economizar água na   agricultura e uma sala de aula de solo, em chão de  roça.

Outra novidade que será mostrada é a irrigação de baixo consumo através do acionador automático de irrigação  de baixo custo. Será feita uma demonstração da  eficácia de um pulverizador costal eletrostático, que   apresenta  uma economia de 30%  de energia, e uma   eficácia de 70% em sua utilização.

Adubo

Destaque das tecnologias apresentadas pelo órgão durante a Agrotins 2017, o adubo super mix orgânico possui alto valor comercial e foi desenvolvido pelo responsável técnico, o engenheiro agrônomo e titular da Seder, Roberto Sahium. O adubo orgânico será produzido a partir da farinha de osso  produzida pelos frigoríficos,  a cinza de cerâmica, e a degradação das galhadas,  agregando um alto teor de  nitrato, fósforo e potássio, com a utilização de fungos.

Todo o segredo do processo de compostagem para a fabricação do adubo requer a utilização de fungos, fabricados pelo próprio secretário da pasta.

O fungo produzido fica guardado em uma leira-isca durante 60 dias.  Após a inoculação nos detritos de galhadas, farinha de osso e cinza de cerâmica,  começa o processo de decomposição, onde  o fungo   age na celulosa em ligninas, durante o processo enzimático, onde as enzimas degradam a ligninas e a celulose, liberando os minerais (nitrogênio, fosfato, potássio, cálcio, magnésio, ferro, zinco, cobre, etc).

De acordo com o responsável técnico, o processo de maturação leva menor tempo que os demais fungos, que normalmente são de 180 dias.

“Sessenta  dias é o tempo para inocular os fungos selecionados na natureza. Os fungos são dóceis, trabalhadores e sensíveis”, disse.

A Agrotins é promovida pelo Governo do Estado e em sua décima sétima edição terá o tema “Água, Sustentabilidade da Vida”.