Seder prepara programação da Fazendinha do Calor Humano na Agrotins 2022

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

Autor: Juliana Matos/ Edição: Lorena Karlla | Publicado em 31 de março de 2022 às 11:53

Todas as demonstrações da Prefeitura de Palmas são organizadas pela Seder e parceiros; será oportunidade para conhecer tecnologias e outras novidades do setor agrotecnológico

A Fazendinha do Calor Humano será reaberta ao público na Agrotins 2022 com extensa programação técnica e prática com demonstração de manejos, culturas e beneficiamentos possíveis, entre outras atividades. Com as datas da edição 2022 da maior feira agrotecnológica do Tocantins já definidas, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder) está empenhada na definição das novidades que serão apresentadas na Agrotins 2022. A primeira edição presencial da feira desde o início da pandemia da Covid-19 ocorrerá de 10 a 14 de maio.

Todas as exposições, apresentações e demonstrações da Prefeitura de Palmas serão organizadas pela Seder e parceiros. O lançamento da feira pelo governador Wanderley Barbosa foi prestigiado pelo secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Major Negreiros, nesta quarta-feira, 30, no Palácio Araguaia, representando a prefeita Cinthia Ribeiro.

A Fazendinha é uma estrutura ampla e organizada, administrada pela Prefeitura de Palmas, com ambientes distintos para receber produtores, estudantes e visitantes. A piscicultura, por exemplo, será uma das temáticas dos estandes previstos na Fazendinha. O manejo de tambaqui, tambatinga e pirarucu será apresentado. Outros temas que envolvem conservação de solo e pecuária leiteira, por exemplo, também estão confirmados.

Apoio técnico

Segundo o secretário, a feira é uma oportunidade que o produtor rural da Capital tem de conhecer as novidades do ramo, tecnologias atuais, recomendações de cultivares, espécies de animais e sementes mais adequadas à região e à demanda do mercado consumidor.  A parceira entre Prefeitura de Palmas e Governo Estadual na Agrotins é encarada com uma forte estratégia de multiplicação de conhecimento técnico e apoio ao produtor rural.

Ao longo de todo ano, a Seder administra ainda ações e projetos permanentes voltados para oferta de assistência técnica, extensão rural, manutenção de estradas para escoamento da produção, regulamentação dos produtos agrícolas, fomento e beneficiamento do pescado, análise e orientação de correção de solo, apoio às hortas comunitárias, estruturação na bovinocultura de leite, distribuição e incorporação de calcário, entre outros. Todas essas ações são estratégias do Município de Palmas para fortalecimento do pequeno produtor e da mercado agropecuário local.