Seder realiza mil atendimentos a pequenos produtores em Palmas durante Ano Agrícola 2020

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

Autor: Redação Secom | Publicado em 09 de fevereiro de 2021 às 11:31

Produtores foram beneficiados com serviços de preparação do solo para cultivo agrícola, distribuição de calcário e adubo, dentre outros benefícios

Promover o desenvolvimento rural sustentável em parceria direta com os produtores palmenses é uma das muitas atribuições da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Rural de Palmas (Seder). Nesse sentido, a pasta comemorou, em janeiro, a conclusão do ano agrícola de 2020, com mil atendimentos realizados aos pequenos produtores, com vistas a melhorar a produção local e, consequentemente, a comercialização dos produtos da região.

De acordo com secretário Roberto Sahium, os atendimentos realizados durante o ano agrícola beneficiaram aproximadamente 800 pequenos produtores agrícolas com serviços de preparação do solo para cultivo agrícola posterior à aração (gradagem), distribuição de calcário, construção de canteiros, abertura de sulcos, distribuição de adubos químicos e orgânicos e roçagem.

Essas ações, realizadas por técnicos da Seder, vão facilitar o cultivo pelas famílias atendidas que, segundo o secretário, produzem mandioca, milho, arroz, feijão, abóbora, melancia, hortaliças e outros itens de fácil manejo e venda, fomentando a economia local e fortalecendo as atividades geradoras de renda para o sustento de suas famílias.

Blitz produtiva

O próximo passo será a realização de blitz produtiva, que tem como objetivo verificar a situação de cada área trabalhada pelas equipes da Seder. Durante as vistorias serão verificadas se a área foi devidamente plantada e como está o desenvolvimento das lavouras. Caso necessário, as famílias assistidas receberão orientações técnicas sobre cada cultivo.

Equipe

A equipe técnica da Seder é composta por agrônomos, técnicos agropecuários, engenheiros agrícolas, médicos veterinários, zootecnistas, operadores de tratores, equipe de manutenção e apoio, totalizando cerca de 20 profissionais.