Seder revitaliza bueiros e recupera acesso ao Vale do Ribeirão Água Fria

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

Autor: Marcio Greick | Publicado em 03 de setembro de 2020 às 14:57

Os trabalhos de revitalização e melhorias devem ser finalizados nesta sexta, 04

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Seder) está realizando melhorias na estrada de acesso ao Vale da Cachoeira, com a construção e revitalização de bueiros, bem como redução do morro que dificulta a subida de veículos pesados no local.

A ação irá facilitar o acesso e a segurança dos condutores de veículos leves e caminhões pesados, que transportam calcário, tijolos e adubos, pelo Vale do Ribeirão Água Fria, situada no montante da T0-050, cujo local é bastante movimentando, trafegando por ali caminhões pesados, a exemplo dos bitrens.

Com isso, eles têm dificuldades em acessar a serra, principalmente no período chuvoso, devido a uma curva muito acentuada, que fica em um terreno íngreme, causando perigo aos condutores, nos dois sentidos da via.

Para minimizar as dificuldades, próximo a curva está sendo realizado um corte no morro, onde já foram retirados 1.500m³ de terra, o equivalente a 150 caminhões caçamba. A terra está sendo reutilizada para suavizar o torque do morro e facilitar a subida dos veículos leves e pesados.

Com a redução do morro, o local terá uma curvatura menor e maior acesso da via para os veículos, propiciando maior segurança aos condutores, nos dois sentidos da via.

Os trabalhos começaram no início da semana pela Seder, em parceria com a secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), que está realizando obras de melhorias na serra, pela segunda vez este ano.

Dentre as melhorias, a revitalização de dois bueiros, um próximo ao limpão e o outro perto da casa do Baiano, na estrada do Vale do Ribeirão Água Fria, como também a construção de um bueiro novo próximo a curva da serra.

A pasta também está construindo um bueiro no acesso ao morro, para dar vazão a água que desce do Ribeirão Água Fria. Os trabalhos de revitalização de bueiros e melhorias no acesso a estrada do Vale da Cachoeira terminam nesta sexta, 04.