Sedes desenvolve série de formações continuadas para servidores da Diretoria de Proteção Social Especial

Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial

Autor: Redação Sedes/Palmas | Publicado em 24 de outubro de 2023 às 15:15

Ideia é oferecer uma estrutura abrangente e dinâmica para o desenvolvimento profissional dos servidores para enfrentar os desafios e melhorar a eficiência operacional dos serviços

Os servidores da Diretoria de Proteção Social Especial (DPSE) da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Palmas (Sedes) participaram de mais uma formação nesta terça-feira, 24, com o tema ‘Comunicação: Ferramenta para líderes na gestão de pessoas’. Com foco no fortalecimento do trabalho em equipe, o encontro reuniu a diretora da equipe, Marlucy Albuquerque, as gerências de média e alta complexidade, técnicos e chefes de unidade do CREAS, Casa Abrigo Raio de Sol, Casa Acolhida,Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti), Casa de Passagem e Casa Abrigo da Mulher.

Segundo o facilitador, o psicólogo Lucas Borges, a comunicação é fundamental para a relação entre as equipes. “Treinar uma comunicação mais eficaz favorece a relação e organização da equipe e traz resultados eficazes. Nesse encontro trabalhamos a teatralização para entender como a equipe se comunica, uma vez que a comunicação acaba sendo a essência do processo de liderança e trabalho em equipe”, pontuou.

Ao longo deste ano, a Sedes desenvolveu uma série de encontros formativos para os servidores que atuam na DPSE. A ideia é capacitar os servidores para enfrentar os desafios, proporcionando a melhoria da eficiência operacional e da prestação de serviços públicos, além da adaptação a novas regulamentações e tecnologias em constante evolução.

“Estamos fazendo esse movimento com os servidores com o intuito de formar lideranças e construir uma Proteção Social Especial mais eficiente, transparente e responsável, pronta para enfrentar os desafios que a realidade brasileira e palmense colocam para a execução da Política Nacional de Assistência Social”, destacou a diretora Marlucy Albuquerque.

A Sedes conta com um cronograma que contempla todos os servidores da DPSE com capacitações que foram iniciadas em dezembro de 2022 e vão até 2024, com temáticas que contemplam Direitos Humanos, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), princípios do acolhimento institucional e outras temáticas específicas da Política Nacional de Assistência Social.

Só no mês de outubro, foram realizadas formações com as temáticas “Noções Básica sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente - Guia de Orientações Técnicas”, “Conversas que salvam: instruções para educadores e cuidadores na prevenção ao suicídio”, “Formação em Liderança para Gestores: conceituações e governança geral” e ainda está prevista para acontecer em outubro a roda de conversa: “Princípios do Acolhimento Institucional”.