Sedes participa de lançamento da Rede de Cuidado da Criança e Adolescente

Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial

Autor: Lorena Karlla | Publicado em 27 de março de 2023 às 08:31

Seminário realizado pelo Cedeca ocorre nesta segunda, 27, na Capital com apresentação da Escola Inéditos Viáveis: educar para transformar

Os projetos da Rede de Cuidado e a Escola Inéditos Viáveis: educar para transformar, do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - Cedeca Glória de Ivone, estão sendo lançados nesta segunda-feira, 27, em seminário na Escola Estadual Elisângela Glória Cardoso, realizado durante todo o dia. A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), participa da programação, que tem como objetivo estruturar um sistema de enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes na Capital. 

A previsão é que mais de 500 pessoas participem do evento. A Sedes integra a programação por meio da participação de coordenadoras dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da Capital. Conforme a equipe participante,  o seminário é de grande importância já que a equipe trabalha diretamente com o público de pessoas em condições de vulnerabilidade, e o projeto tem como objetivo trabalhar com as crianças e adolescentes para prevenir a violência e superar as vulnerabilidades presentes no território. O diferencial deste seminário é a abordagem sobre o cuidado relacionada com a prevenção, que é um direito fundamental previsto no estatuto da criança e adolescente.

Participam do evento as coordenadoras do Cras Karajá II, no setor Santa Bárbara, Joana Ribeiro Guedes; do Cras Karajá I do Jardim Aureny III, Maria Lúcia Aires Pinto; do Cras Xerente no Jardim Taquari, Cristiane Rodrigues da Silva Bernardo; do Cras Morada do Sol Maria da Paz Santos Fontes; e do Cras Taquaruçu, Silvia Carvalho dos Santos.

A meta é que os projetos lançados nesta segunda estejam estabelecidos e em funcionamento no setor Jardim Taquari até o final do ano de 2027. 

 

Evento

Até o final do dia, o seminário contará com atividades culturais, a palestra ‘A efetividade do sistema de garantia de direitos no enfrentamento à violência’ e duas mesas temáticas: ‘Vozes do setor Taquari sobre as políticas públicas no campo das violências’ e ‘Diálogos sobre os compromissos dos detentores de deveres com a proteção das vítimas e testemunhas’.