Sedes promove oficinas nos Cras para incentivar bons hábitos alimentares

Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial

Autor: Inês Theodoro | Publicado em 11 de março de 2014 às 11:25

Com o objetivo de incentivar bons hábitos alimentares, o programa de Segurança Alimentar, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) dará inicio, a partir desta terça-feira, 11, as oficinas de alimentação no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), da 407 norte,  a partir das 14 horas para as famílias beneficiárias do programa Bolsa Família.

Para a pedagoga Eliete Belforte Barros, a oficina irá colocar à disposição das famílias as orientações necessárias para apresentarem uma alimentação equilibrada e de qualidade. “Os participantes aprenderão mais sobre a alimentação saudável e a importância de uma boa nutrição para o organismo, ou seja, vitaminas, sais minerais e outros elementos úteis para o bom desenvolvimento,” enfatizou.

Segundo a professora da disciplina de Educação Alimentar e Nutricional da UFT, Renata Andrade de Medeiros Moreira,  as oficinas serão desenvolvidas pelos  acadêmicos de nutrição  da instituição,  quando serão desenvolvidos  temas sobre alimentação saudável, promoção da saúde e prevenção de doenças.  “Dessa forma, espero que a atividade traga a construção de conhecimentos sobre alimentação saudável para as famílias atendidas nos  Cras e  que sejam aplicáveis no dia-a-dia das mesmas, permitindo que haja uma maior conscientização sobre a importância da alimentação saudável,” destacou.

A professora ainda frisou que essas oficinas de intervenção de educação alimentar e nutricional possibilitam aos alunos realizarem atividades práticas onde a teoria trabalhada em sala de aula pode ser vivenciada na prática, para haver a aproximação do ensino com o serviço, e o atendimento à população onde a universidade está inserida.

Segurança Alimentar e Nutricional

As políticas estruturantes, referentes à Segurança Alimentar no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) estão sob a responsabilidade da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SESAN) e, no município de Palmas, a cargo da Sedes, através da Gerência de Segurança Alimentar e Nutricional.