Segunda noite do Arraiá da Capital Online é marcada por emoção e apresentação inusitada

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Redação Secom | Publicado em 27 de novembro de 2020 às 10:38

Toda programação está sendo transmitida em tempo real no YouTube e Facebook da Prefeitura de Palmas, no portal G1 Tocantins, TV Assembleia, canal 10.2 e na TV Norte Tocantins (SBT)

A segunda noite de disputa do 28º Arraiá da Capital Online foi marcada por muitas cores, brilho e emoção. A simbologia da saga dos personagens históricos da cultura nordestina, Lampião & Maria Bonita, esteve presente do início ao fim nas apresentações das 15 quadrilhas que disputam a primeira colocação na categoria Casal do Cangaço. Os vencedores nessa categoria serão revelados no encerramento da festividade que acontece no próximo domingo, 29.

Abrindo as apresentações das cincos juninas que disputam na categoria Grupo de Acesso, o casal representante da Explosão Amor Caipira, desenvolveu sua performance com a temática: Ave Carcará, com elementos do cangaço. Na sequência, passaram pela arena as quadrilhas Coração Caipira, Já Vim Já Vou, São João das Palmas, e a Fogo na Cumbuca.

Os dez casais participantes do Grupo Especial também fizeram bonito em suas exibições inéditas com figurinos, maquiagens e caracterização temática luxuosas. As juninas arrancaram aplausos do corpo de jurados e a disputa promete ser apertada entre os casais da Estrela do Sertão, Pula Fogueira, Cafundó do Brejo, Matutos da Noite, Arrasta Pé do Liberdade, Luar de Santo Antônio, Coronéis da Sucupira, Pizada da Butina, Encanto Luar e Fulô de Mandacaru.

Meire Maria Monteiro, que faz parte do juri, fala da alegria de constatar que uma gestão pública valoriza e respeita uma manifestação cultural tão forte e bonita. “Os casais mais uma vez se superaram, as apresentações foram inusitadas com muita garra, beleza e cuidado. A gente vê a força da cultura e da arte aparecendo de uma maneira tão vibrante e emocionante. Nós ficamos felizes por perceber que o respeito, valor e a dignidade como todo o evento está sendo realizado”, destacou.

Todas as quadrilhas tiveram um tempo de até cinco minutos para convencer os jurados, trabalhando com a estética do cangaço nordestino na desenvoltura na dança, figurino, coreografia e repertório musical. Lembrando que na disputa do Casal Cangaço, o 1º lugar do Grupo Especial receberá o troféu mais R$ 5.000,00. Já 1º lugar do Grupo Acesso receberá troféu mais R$ 3.000,00 para cada integrante.

Apresentação musical

Entre uma apresentação e outra dos casais das quadrilhas a animação musical ficou por conta da Banda Forró do Cerrado, que presentou o público tocando os clássicos da música nordestina, além do forró pé de serra da Banda Pedra de Fogo, que há quase quarenta anos está em atividade. Um momento de emoção foi quando Maria Paula, de 10 anos, neta do vocalista e fundador da banda, Manoel Braga, subiu ao palco cantando em família a música que faz parte do hinário nordestino ‘Bate coração’.

Transmissão

Com uma proposta diferente, por conta da fase atual de enfrentamento a pandemia do novo coronavírus (Covid -19), a festa do arrasta-pé está sendo transmitida ao vivo da Grande Praça do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho para o YouTube e Facebook da Prefeitura de Palmas, no portal G1 Tocantins, e na TV Assembleia, canal 10.2. E, a partir desta sexta-feira, 27, a TV Norte Tocantins (SBT), também vai transmitir o evento por meio do canal 9.1.

Programação

A festança continua nesta sexta-feira, 27, com o Concurso do Casal de Reis; no sábado, 28, a disputa segue com o Concurso do Casal de Noivos; e para fechar o Arraiá da Capital Online, será divulgado no domingo, dia 29, o resultado da Melhor Quadrilha Junina entre as categorias Grupo Especial, Acesso e Comunidade, com show de Theo Santana.