Segundo dia do Encontro Nacional do Iclei movimenta Centro de Convenções

Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas

Autor: Redação Secom | Publicado em 07 de junho de 2023 às 12:24

Programação recheada de atividades contou com painéis de discussões temáticas, exposições e orientações educativas na Praça da Sustentabilidade

A programação do 2° Encontro Nacional do Iclei movimentou o Centro de Convenções Arnoud Rodrigues, na manhã desta quarta-feira, 7. O evento promoveu os painéis de discussões coletivas que debateram as experiências e soluções inovadoras nas ações de sustentabilidade, para fortalecer as políticas públicas nas demandas verdes. E cerca de 100 alunos da rede municipal de ensino visitaram a Praça da Sustentabilidade, e apreenderam novas descobertas sobre a importância de preservar os recursos naturais.  

Representando o município, a presidente da Fundação do Meio Ambiente (FMA), Meire Carreira participou do debate que abriu os trabalhos do dia, e teve como temática os ‘Desafios e oportunidades a partir dos múltiplos olhares para o Desenvolvimento Local Sustentável nas cidades Amazônicas’.  

A presidente destacou o trabalho realizado na Capital, por meio do projeto 'Coleta Palmas’, que atua na coleta seletiva, compostagem, coleta do óleo usado e na logística reversa. Ela ressaltou que o projeto está em fase reformulação e estruturação para a implementação dos ‘ecopoints’, que serão pontos de entregas de matérias recicláveis e serviços, a exemplos de atividades comerciais e pontos de cultura. O projeto ganhará ainda o reforço de um ônibus que percorrerá a cidade levando a educação e conscientização ambiental a todas as regiões.

Na sequência, entrou em discussão a abordagem sobre a ‘Ação Climática nos Estados: estratégias, implementação e mobilização dos municípios’. A sessão foi dedicada à promoção da sustentabilidade com participação das unidades federativas e os municípios que fazem parte da rede ICLE. Na oportunidade, o presidente da Naturatins, Dr. Renato Jayme da Silva, representou o governo do Estado do Tocantins. A temática da ‘Participação Social na Agenda Climática: As Assembleias Cidadãs do Clima de Salvador, Toritama e Francisco Mora’, encerrou o ciclo de discussões matutinas. 

 

Aprendizagem

Enquanto as palestras aconteciam nos auditórios, na parte externa da Praça da Sustentabilidade o ambiente era de descoberta e muita aprendizagem para os alunos das Escolas de Tempo Integral Luiz Gonzaga, Vinícius de Moraes e Monsenhor. Cerca de 100 alunos do 5° ao 8° ano visitaram os estandes temáticos e receberam orientações sobre a importância de ações sustentáveis para a qualidade de vida da população.  

O estudante da ETI Vinícius de Morais, Bernardo Cordeiro Sá, de 10 anos, contou que a visita foi proveitosa. ‘’Gostei muito das experiências, aprendi sobre economizar energia e como preservar o meio ambiente fazendo a reciclagem dos materiais’’. O momento ainda teve espaço para descontração que animou os visitantes com a apresentação do espetáculo 'Os amigos da água potável’, do Circo Os Kakos. 

 

Texto e Edição: Secom Palmas