Segundo dia do Festival de Artes é marcado por figurinos elaborados e apresentações emocionantes

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed/Palmas | Publicado em 30 de novembro de 2023 às 13:17

A graça da infância encantou pais, professores e comunidade nas performances dos centros de educação infantil

O segundo dia de apresentações da 15ª edição do Festival de Artes das Escolas de Palmas (Faes) contou com figurinos elaborados, diversidade de instrumentos musicais e sobretudo muita emoção nas apresentações de canto e percussão. Os jurados Mara Rita, Joel Zukowski e Aloísio Alves foram os responsáveis pela avaliação e notas dos participantes.

A primeira equipe a se apresentar foi a da ETI Almirante Tamandaré, empolgando a plateia com a música Nova Primavera em ritmo de rock e uma emocionante versão de Imagine, na categoria instrumental. Já o Cmei Amâncio José deu um show de fofura com Dodói, clássica representação do estado.

A EM Beatriz Rodrigues trouxe duas sanfonas, triângulo, zabumba e agogô para mostrar o Lamento Sertanejo e Pedras que Cantam, enquanto a ETI Padre Josimo recordou o clássico Porto Solidão com voz e teclados.

O dueto da EM Beatriz Rodrigues soltou a sua voz em sua apresentação de sangrando, seguida de outro show de fofura do Cmei Sementinhas do Saber, que empolgou com a interpretação de Deserto. A ETI Caroline Campelo emocionou o público na categoria infantil com a Flor e o Beija Flor, mesma categoria na qual a ETI Anísio Teixeira apresentou a bela Trevo Tu. Outra apresentação marcada pela graça da infância veio do Cmei Cantinho da Alegria, com Frutos da Terra.

Violão e teclado acompanharam dois vocais da ETI Caroline Campelo, com Amarelo, Azul e Branco, enquanto mais uma dupla da escola, apresentou uma canção em inglês, Scars to Your Beautiful. A ETI Marcos Freire inovou com uma orquestra de flautas para a apresentação de Yeshua. A dupla musical infantil do Cmei Miudinhos caprichou no figurino para sua versão de Amarelo, Azul e Branco. A dupla infantil da ETI Luiz Nunes fez uma performática apresentação com direito a figurinos para cantar Anunciação.

Como é Grande o meu Amor por Você foi a música interpretada pela cantora infantil da ETI Luiz Nunes, e a ETI Anísio Teixeira trouxe uma banda completa para a bem ensaiada Te Devoro. Fechando a primeira etapa da manhã, a bela apresentação de percussão com materiais recicláveis da ETI Santa Bárbara fez uma coletânea de diversas canções.


Segunda etapa 

Abrindo a segunda etapa de apresentações da manhã, a diversidade de instrumentos de percussão e os figurinos caprichados marcaram a música autoral da ETI Monsenhor Pedro Piagem. Já a ETI Anísio Teixeira produziu um bonito figurino para a apresentação em canto coral de Tempos Modernos, acompanhado de violão.

Com a canção Meninos, a EM Carlos Drummond também caprichou no figurino dos pequenos para apresentar seu coral. A ETI Cora Coralina escolheu a música Vida Boa, acompanhado de teclados. A  ETI Eurídice de Mello trouxe a canção Um Novo Dia Virá, com seu coral de crianças entre seis e oito anos. Na categoria música de câmara a ETI Almirante Tamandaré fechou as apresentações da manhã com cinco instrumentos de sopro para a canção Lamento de Israel.


Confira a premiação

Grupo musical – ETI’s
1 EM Caroline Campelo
2 ETI Anisio Teixeira 
3 ETI Almirante Tamandaré

Grupo musical escolas em tempo parcial
1 EM Beatriz Rodrigues

Dupla musical - infantil I
1 Cmei Miudinhos
2 ETI Luiz Nunes
3 Cmei Sementinhas do Saber

Dupla Musical – ETI’s
1 ETI Caroline Campelo
2 ETI Padre Josimo

Dupla musical - escolas parciais
1 EM Beatriz Rodrigues 

Música solo - Infantil I
1 Cmei Amâncio José de Moraes
2 Cmei Cantinho da Alegria
3 ETI Luiz Nunes

Música solo - Infantil II -  ETI
1 ETI Caroline Campelo
2 ETI Anísio Teixeira

Instrumental Escolas parciais
1 EM Beatriz Rodrigues

Instrumental ETI’s
1 ETI Marcos Freire 
2 ETI Almirante Tamandaré

Categoria percussão 
1 ETI Monsenhor Pedro Piagem
2 ETI Santa Bárbara

Categoria Canto Coral  - ETI’s
1 ETI Padre Josimo
2 ETI Cora Coralina 
3 ETI Eurídice de Mello

Canto Coral - Escolas parciais
1 EM Beatriz Rodrigues
2 EM Carlos Drummond

Música de Câmara ETI’s
1 ETI Almirante Tamandaré
2 Escola Estadual Vila União