Segurança e Mobilidade Urbana realiza Operação Integrada Viajante Seguro no aeroporto de Palmas

Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana

Autor: Marcio Greick / Edição: Denis Rocha | Publicado em 11 de março de 2024 às 09:28

Ação atende demanda dos passageiros e da administração do local

A Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) realizou a Operação Integrada Viajante Seguro, com o apoio da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), Polícia Civil (PC)e Polícia Militar (PM) do 6º BPM, no Aeroporto Internacional de Palmas, na noite da última sexta-feira, 09. 

A Operação Integrada Viajante Seguro, surgiu após reclamações realizadas por passageiros à administração do aeroporto, sobre possíveis crimes cometidos por motoristas de aplicativo, como estelionato, assédio, aliciamento, cobrança de taxas exorbitantes fora do padrão do aplicativo, ameaça e vias de fato, além de garantir a segurança no saguão e abordar veículos suspeitos no entorno do aeroporto. 

Durante a ação os agentes de trânsito realizaram a fiscalização da sinalização na área de embarque e desembarque, que sofreu alteração, orientando os condutores para não estacionarem no local, pois só é permitido fazer o embarque e desembarque de passageiros naquela área. 

Os agentes de trânsito orientaram os condutores a utilizarem os estacionamentos corretos e se aproximarem do ponto de embarque e desembarque somente quando o passageiro já estiver na plataforma.

Durante a operação, em uma abordagem específica da Polícia Militar (PM), um motorista de aplicativo sem habilitação foi encontrado com uma pequena quantidade de maconha. O proprietário legal do veículo foi chamado ao local, e medidas legais, incluindo a possibilidade de aplicação de Termo Circunstanciado, foram discutidas. Foi registrado ainda um Termo Circunstanciado de Ocorrência, considerando a posse de entorpecente do condutor.

De acordo com a superintendente de Trânsito de Palmas, Valéria Oliveira, ações como essa serão contínuas. “O intuito da operação é padronizar o uso correto das vias e estacionamentos no aeroporto, e inibir outros possíveis delitos”, disse. 

Ainda de acordo com Valéria Oliveira, a responsabilidade do trânsito é de todos e é de extrema importância que as regras e sinalizações sejam respeitadas. “Como diz o tema da Semana Nacional de Trânsito em 2024, a Paz no trânsito começa por você”.