Seisp recolhe mais de mil toneladas de galhadas em um único mês

Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos

Autor: Juliana Matos | Publicado em 18 de junho de 2019 às 11:06

Recolhimento de galhadas precisa ser solicitado antecipadamente à poda para garantir inclusão no cronograma do serviço

Mil e quarenta toneladas de restos de poda de árvores foram recolhidas das ruas da Capital no mês de maio de 2019. Segundo a Secretaria Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), a demanda pelo serviço tem aumentado, tendo em vista que, em 2018, a média de recolhimento alcançou 600 toneladas por mês.

 

O serviço é permanente e programado para atender toda a Capital ao longo de todo o ano. Para solicitar, o morador deve, primeiramente, consultar pelo telefone 2111-0628 o período previsto de recolhimento da sua quadra ou bairro. As ligações devem ser feitas das 13 às 19 horas, de segunda a sexta-feira.

 

De posse desta previsão, o morador deve realizar a poda já próxima à previsão informada pela Seisp para evitar acúmulo por muitos dias do resíduo. Para facilitar a localização do endereço, o solicitante também deve confirmar um ponto de referência.

O superintendente de Serviços Públicos, Adão Maia, ressalta que o cidadão não deve realizar a poda antes de ligar, pois o serviço segue uma programação ordenada. “Atendemos toda a cidade. A cada ligação, a lista de endereços para atendimento é atualizada dentro de uma programação que contempla tanto a Região Norte, Central como a Região Sul de Palmas”, finaliza.

 

Vale ressaltar que é importante a preocupação com o destino correto de todo resíduo orgânico devido à atração do material em decomposição do mosquito transmissor do calazar.

 

Demais resíduos

 

 O serviço de coleta de lixo doméstico em Palmas é regular e atende 100% do território urbano de Palmas. O que garante mensalmente o descarte de 250 toneladas de resíduos comuns por dia no aterro sanitário da Capital. Lá, a estrutura montada atende às normas exigidas para depósito e tratamento de resíduos.

 

No entanto, é importante frisar que restos de construção civil não devem ser misturados ao resíduo de poda. Os restos de construção são destinados a depósito específico por empresas de locação de contêiner. O serviço é particular e, portanto, deve ser contratado pelo morador diretamente com o prestador de sua escolha. Outro ponto importante a frisar é que a poda de galhos que estão em contato com a rede elétrica precisa ser solicitada na concessionária de energia local.

 

Dúvidas sobre o assunto também podem ser esclarecidas por qualquer cidadão na Seisp pelos telefones informados acima ou pessoalmente na Seisp, que fica localizada na Quadra ASR-SE 125, esquina entre a Avenida NS-10 e LO-27.