Semana da Enfermagem: Samu homenageia profissionais em evento especial

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 12 de maio de 2022 às 12:54

As homenagens e ações seguem acontecendo em outras unidades de saúde e também no Samu, entre os dias 12 e 20 de maio.

O Dia Mundial da Enfermagem, comemorado nesta quinta-feira, 12, e também o início da Semana da Enfermagem, foram marcados por uma homenagem especial aos profissionais que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Logo no início da manhã, a equipe de enfermagem foi recepcionada pelos colegas de trabalho no hall de entrada da sede do Samu em Palmas, ao som da Banda da Polícia Militar do Tocantins. Em seguida, foram convidados para um café da manhã preparado pelos profissionais do Núcleo de Educação em Urgência (NEU).  As homenagens e ações da Semana seguem acontecendo até o dia 20 de maio. 

A enfermeira Karlla de Souza Luz, que é coordenadora do NEU, lembrou que a enfermagem é uma profissão que faz a diferença na vida das pessoas. “Trabalhar no Samu, pra mim, é socorrer pessoas, numa rotina em que cada segundo é importante. Não tem valor maior do que salvar uma vida, ou fazer com que a pessoa que está em sofrimento possa ter conforto”, relatou. 

Melissa Vasconcelos, também enfermeira do Samu, avalia que a enfermagem é essencial no ato de cuidar e salvar vidas. “O meu sentimento de que sempre posso fazer mais, continua o mesmo. Sou muito entusiasta, amo a enfermagem,  e trabalhar no Samu 92 é bastante satisfatório, pois prestamos cuidados àquelas vítimas em situação de desespero, de dor, e poder fazer o melhor por eles é realmente muito gratificante”, disse.

Presente na homenagem, a diretora de Média e Alta Complexidade da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Ludmilla Nunes, reforçou a atuação da enfermagem no cuidado e dedicação aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), na rede de saúde da Capital. “O trabalho da enfermagem representa 50% dos recursos humanos do serviço. São eles que, com o comprometimento em atender a comunidade, nos ajudam a resguardar e cuidar da saúde das pessoas. Hoje é mais um dia para agradecer a todos pela contribuição pessoal para que a saúde de Palmas continue a ser referência de excelência no atendimento”, destacou.  

Programação Noturna

As comemorações continuam no período da noite, a partir das 19h, com as apresentações da Orquestra Jovem da Guarda Metropolitana de Palmas e também dos integrantes da Junina Cafundó do Brejo.