Semana do Bebê 2019 é encerrada com exposição fotográfica ‘Um olhar sobre a vida’

Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial

Autor: Eliene Campelo | Publicado em 23 de agosto de 2019 às 12:41

De 19 a 23 de agosto a Prefeitura de Palmas realizou intensa mobilização sobre cuidados com os bebês

Bebês, mamães e convidados conheceram o resultado da exposição fotográfica ‘Um olhar sobre a vida’, durante o encerramento da Semana do Bebê 2019, na manhã desta sexta-feira, 23, no Parque Municipal da Pessoa Idosa Francisco Xavier de Oliveira. “O momento foi de agradecimento aos parceiros da campanha e de firmar compromissos para manter os cuidados com os bebês durante todo o ano, pois esta é uma prioridade atemporal”, explicou a secretária de municipal de Educação, Gleizenir Dos Santos.

“A Semana do Bebê é realizada anualmente em Palmas em consonância com uma orientação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para que os municípios promovam ações que priorizem os cuidados com a sobrevivência e o desenvolvimento de crianças. Este ano estivemos reunidos com mães, professoras, gestores e com a comunidade em geral levando informações sobre esta etapa tão importante da vida das nossas crianças. A prefeita Cinthia Ribeiro tem atuado neste sentido, de fortalecer as políticas de proteção à primeira infância em Palmas” afirmou a secretária-executiva de Desenvolvimento Social, Simone Sandri.

A estudante Isabela Gonçalves cursa o 8º ano numa escola privada da Capital e fotografou seu irmão Heitor de apenas 2 meses de idade, para participar da exposição. “Eu fiquei sabendo através de uma tia minha. Ela me incentivou a fazer a foto e achei maravilhoso. Através deste projeto eu, minha irmã e minha mãe nos unimos para fotografar o Heitor, foi muito bom. Nos uniu ainda mais”, contou a adolescente.

A comerciária Regina Rodrigues veio conferir a foto de sua filha Heloísa na exposição. “Estou muito feliz em ver a foto da minha filha aqui, com tantos outros bebês lindos, é uma forma de sentir que as pessoas se importam com nossos filhos”, disse a mãe.

Semana do Bebê

Em Palmas, a Semana do Bebê 2019 foi realizada de 19 a 23 de agosto pela Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Saúde (Semus), Educação (Semed), Desenvolvimento Social (Sedes), Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Fundesportes), Universidade Federal do Tocantins (UFT), Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, Núcleo de Cidadania e Adolescente. O município conta ainda com a ação de parceiros como o Banco de Leite e Corpo de Bombeiros.

Durante esse período foram realizadas atividades esportivas, palestras, oficinas e rodas de conversa sobre a importância do aleitamento materno, doação de leite, incentivo à amamentação exclusiva até os seis meses, bate-papos com mães lactantes e gestantes, abordagens sobre a prevenção à violência na primeira infância, nutrição infantil, crescimento e desenvolvimento do bebê e muitos outros assuntos.