Semana do Bebê: atividades estimulam o cuidado integral das crianças

Secretaria da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 20 de agosto de 2019 às 10:08

A abertura  da programação ocorreu na tarde dessa segunda-feira, 19, no Cmei Ciranda Cirandinha, na região Norte da Capital

Uma semana inteira voltada especialmente para intensificar os cuidados com a saúde das crianças de até seis anos de idade. Durante estes próximos dias, Palmas promove a ‘Semana do Bebê’, com uma diversificada programação de mobilização social nos serviços públicos da Capital.

 

A abertura ocorreu na tarde desta última segunda-feira, 19, no Cmei Ciranda Cirandinha, Arno 31, com apresentações culturais da turminha de bebês com as educadoras, brincadeiras, gincana e contação de histórias para os pais e crianças do Cmei.

 

Para dar início às atividades, a prefeita Cinthia Ribeiro, que acompanhou de perto toda a programação no Cmei, aproveitou a ocasião para falar da sua satisfação em estar presente em um momento tão importante como o daquela tarde, onde pôde estar junto das famílias e dos profissionais que atuam em várias áreas da gestão. “A Semana do Bebê começa bem. Nós entendemos que é na primeira infância que é formado o caráter de cada indivíduo. E nós enquanto gestão sabemos da importância de trabalhar e promover políticas públicas para o cuidado com as crianças em sua plenitude”, destacou a prefeita, falando da sua alegria em ver a integralidade entre as áreas que juntas buscam melhores índices na qualidade dos serviços oferecidos aos cidadãos palmenses. 

 

O secretário de Saúde de Palmas, Daniel Borini, agradeceu as equipes que estão envolvidas na realização da Semana do Bebê e fez o convite para que todas as famílias participem das atividades que irão acontecer nos 34 Centros de Saúde da Comunidade durante a semana. “A Semana do Bebê vem para reforçar as ações que o município tem para primeira infância. Temos como compromisso garantir a melhoria nos serviços de saúde, incentivando a reflexão e avaliação das condições sociais, educacionais e de saúde das nossas crianças”, lembrou o secretário.

 

A professora Luzilândia Souza Lisboa, mãe da pequena Alyce Souza, de três aninhos, disse que com a correria do dia a dia alguns estímulos importantes para o desenvolvimento da criança são deixados de lado, mas a programação tanto nas escolas quanto nas unidades de saúde vai ajudar os pais a fortalecer o vínculo familiar e também a desenvolver os sentidos e estimular a imaginação das crianças. “Tem muita coisa interessante na programação da semana. Na minha unidade de saúde terá palestras, oficinas e atendimentos aos bebês. Quero aproveitar para participar”, falou.  

 

Título ‘Bebê Prefeito’

 

Durante a semana que vai de 19 a 23 de agosto, acontecerá também a cerimônia de entrega do título do ‘Bebê Prefeito’, que será feito à primeira criança que nascer no município após a abertura da ‘Semana do Bebê’. Para conceder o título, alguns critérios são observados: a mãe deve ter mais de 20 anos, ter feito pelo menos sete consultas no pré-natal e ter tido o bebê, preferencialmente, por meio de parto normal e estar amamentando; a criança também precisa ser registrada ainda na maternidade. A entrega simbólica da chave da cidade ao recém-nascido será feita no gabinete da prefeita.

 

A Semana

 

Em Palmas, a ‘Semana do Bebê’ é resultado de uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde (Semus), Educação (Semed) e Desenvolvimento Social (Sedes), Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Fundesportes), Universidade Federal do Tocantins (UFT), Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Núcleo de Cidadania e Adolescente, Banco de Leite e Corpo de Bombeiros. 

 

  

 

Revisão e postagem: Iara Cruz