Semana Nacional de Combate à Leishmaniose segue na Capital com testes rápidos e orientações à comunidade

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 14 de agosto de 2019 às 11:08

 Nesta terça, 13, durante ação no Parque dos Povos Indígenas mais de 50 testes rápidos foram realizados

Mais de 50 testes rápidos para leishmaniose foram realizados em cães durante ação da Semana Nacional de Combate e Controle à Leishmaniose, que aconteceu no início da noite desta terça, 13, no Parque dos Povos Indígenas. Dos testes realizados, 16 deram positivos e serão encaminhados ao laboratório para exame sorológico que confirmará a doença.

 

 

“Se no exame sorológico for confirmado a doença, os respectivos donos desses animais serão comunicados. Por isso, é importante ações como essa, onde conseguimos alcançar um público maior e fazer controle e combate à leishmaniose”, ressaltou o gerente da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses de Palmas (UVCZ), Auriman Cavalcante.

 

 

Elini Coelho Silva aproveitou a ação que contou com feira de adoção de animais para falar sobre a importância da guarda responsável. “É um bichinho indefeso, tem cuidar bem, pois acabam se tornando um membro da nossa família. A gente vê muita gente que não cuida bem, que abandona seu animal, e todo cuidado que a gente puder ter com o animalzinho é importante. Se for para pegar e não cuidar é melhor que não pegue”, disse Elini.

 

 

Nesta quarta, a partir das 14 horas, a ação será na Escola de Tempo Integral Daniel Batista, na Arne 64 (508 Norte), com palestra sobre combate e controle das leishmanioses e exposição de vetores.

 

 

As atividades encerram na quinta, 15, com ações na Escola Estadual Tiradentes e na praça do Ginásio Ayrton Senna. Na escola, a palestra sobre combate e controle das leishmanioses começa às 14h20; e no Ginásio, das 17 às 22 horas, haverá orientações e distribuição de materiais educativos, exposição dos vetores e teste rápido em cães.