Semana Nacional de Trânsito tem ações educativas em várias regiões da Capital

Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana

Autor: Márcio Greick | Publicado em 23 de setembro de 2020 às 18:07

Na Capital existem 81 agentes de trânsito que atuam diuturnamente nas ruas e avenidas para garantir a segurança no trânsito de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres

Agentes de Trânsito da Capital realizaram na manhã desta quarta-feira, 23, na Avenida Tocantins, em Taquaralto, em uma de suas faixas de pedestre, ação educativa alusiva a Semana Nacional de Trânsito, que este ano tem como tema ‘Perceba o risco. Proteja a vida’ e visa incentivar e promover um trânsito mais seguro junto à sociedade e conscientizar motoristas, passageiros, motociclistas e ciclistas.

As ações foram realizadas pela equipe da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), juntamente com agentes do Detran/TO e funcionários de uma empresa colaboradora. O grupo segurava cartazes com mensagens educativas contendo alertas sobre as consequências da falta de responsabilidade no trânsito, a exemplo de ‘Perdi minha vida porque você dirigiu utilizando celular’, ‘Perdi minha vida porque você dirige sem habilitação’, ‘Perdi minha vida porque você não me deu a preferência’, ‘Perca a chamada mas não perca a vida. Não use celular ao dirigir’ e ‘no trânsito a força está na sua responsabilidade’, dentre outras.

A campanha educativa conta com uma série de atividades de mobilização e conscientização durante a semana, em faixas de pedestres das principais avenidas da Capital, e em sua grande maioria online, como lives, palestras virtuais e campanhas nas redes sociais.

Na terça-feira, 22, as ações educativas foram realizadas na Avenida JK, na faixa de pedestre, em frente ao Prédio da Prefeitura de Palmas. Durante a blitz educativa, uma das colaboradoras usava uma cadeira de rodas e segurava um cartaz com a mensagem ‘Perdi minha vida porque você dirige sem habilitação’, chamando a atenção dos condutores e pedestres que passavam pelo local.  O ato foi em homenagem ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, que se comemora no dia 21 de setembro.

As ações devem acontecer também na sexta-feira, 25, na faixa de pedestre da Feira da 304 Sul, com início às 17 horas, com a participação  da Sesmu,  Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Detran/TO, e a empresa Aprovec.

Dia do Agente de Trânsito

A Lei 12.821 sancionada em 05/06/2013 instituiu o dia 23 de setembro como o Dia Nacional do Agente da Autoridade de Trânsito. Na Capital existem 81 agentes de Trânsito que atuam diuturnamente nas ruas e avenidas para garantir a segurança no trânsito de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.

O trabalho dos agentes vai além da fiscalização cotidiana. Eles também são responsáveis pela operação de trânsito, organização do tráfego em locais de grande fluxo e nos pontos onde existe algum tipo de intervenção pública ou privada.

A agente Kerlen Parrião Rabazone atua há 15 anos no trânsito em Palmas. Há um ano e meio ela exerce o cargo de gerente de Educação para o Trânsito da Sesmu e fala dos desafios da profissão. “É muito gratificante em proporcionar a sociedade um trânsito mais seguro e humano. Nós esperamos que a sociedade seja nossa maior parceira de forma incansável, no combate a violência no trânsito”, disse.

Para o secretário da pasta, Coronel Luiz Cláudio Benício, o agente de Trânsito é, antes de tudo, um educador. Ele destaca a importância do trabalho diário da categoria, cujo objetivo maior é o de salvar vidas, contribuindo com afinco e dedicação para a diminuição dos acidentes de trânsito na Capital.