Semed aplica provas da terceira etapa do Sistema de Avaliação Educacional de Palmas

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 27 de setembro de 2022 às 11:09

Objetivo é acompanhar o processo de  ensino-aprendizagem referente às habilidades do 3º bimestre letivo contidas no Documento Curricular do Tocantins

A Secretaria Municipal da Educação (Semed) aplica nesta quarta e quinta-feira, 28 e 29 de setembro, as avaliações da terceira etapa do Sistema de Avaliação Educacional de Palmas (Saep) em 49 unidades da rede municipal de ensino. Aproximadamente 35.000 alunos do 3º ao 9º anos do Ensino Fundamental devem participar.

As avaliações da terceira etapa têm como objetivo acompanhar o processo de  ensino-aprendizagem referente às habilidades do 3º bimestre letivo contidas no Documento Curricular do Tocantins  referentes aos componentes curriculares de Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Matemática, Ciências, História e Geografia. Nesta fase do Saep será aplicada uma avaliação amostral em algumas unidades de ensino.

Conforme o calendário escolar, em 2022 serão aplicadas seis avaliações do Saep. Caracterizadas como avaliação externa, elas têm como finalidade fornecer informações consistentes, periódicas e comparáveis sobre a situação da educação básica, que são capazes de orientar os agentes educacionais quanto à implementação de políticas voltadas à melhoria da qualidade do ensino. Também busca oferecer subsídios para as equipes pedagógicas das escolas e da Secretaria Municipal da Educação para planejar e desenvolver ações e intervenções pedagógicas.