Semed aplica provas da terceira etapa do Sistema de Avaliação Educacional de Palmas

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed/Palmas | Publicado em 27 de setembro de 2023 às 11:34

Terceira etapa tem como finalidade fornecer informações consistentes, periódicas e comparáveis sobre a situação da educação básica da rede municipal

A Secretaria Municipal da Educação (Semed) aplica nesta quarta, 27, e quinta-feira, 28, as avaliações da terceira etapa do Sistema de Avaliação Educacional de Palmas (Saep) para cerca de 34 mil alunos de 48 unidades educacionais da rede municipal de ensino da Capital. Nesta quarta-feira, 27, participam das avaliações alunos das turmas de 1º ao 9º anos das escolas em tempo integral e da Escola Municipal Crispim Pereira Alencar, em Taquaruçu.

Os alunos que estudam nas escolas de atendimento parcial farão as avaliações nesta quinta-feira, 28.

As avaliações desta terceira etapa visam acompanhar o processo de ensino-aprendizagem referente às habilidades do 3º bimestre letivo contidas no Documento Curricular do Tocantins referentes aos componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza, Geografia, História, Educação Física e Artes, exceto para as turmas de 1º e 2º ano que farão apenas avaliações de Língua Portuguesa e Matemática (avaliação de percurso).

Na Escola Municipal de Tempo Integral (ETI) Olga Benário, localizada na quadra Arso 61, participam desta etapa da avaliação cerca de 650 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

Segundo a diretora Cândida Cecília Arruda, a equipe pedagógica da ETI trabalha com muito afinco na preparação dos alunos para as avaliações, tanto do Saep quanto do Saeb, sempre com o apoio da Semed nas capacitações dos professores. Aulas aos sábados, planejamentos, trabalho individualizado com os alunos que apresentam mais dificuldade e acompanhamento da frequência são algumas das estratégias adotadas tanto na preparação como no dia das provas. “A meta realmente é o primeiro lugar, mas também a preparação dos alunos para a continuidade dos estudos, principalmente os do quinto ano, para chegarem bem preparados e não tenham dificuldade em acompanhar as aulas do fundamental dois”, explica.

A coordenadora pedagógica Angela Márcia Teodoro conta que a ETI está numa corrida com ações Pró Ideb e que por isso além da ênfase nos materiais disponibilizados pela Semed, a unidade escolar vem promovendo outras ações como aulões de reforço, gincanas e até camisetas diferenciadas para incentivar as crianças “Fizemos um trabalho de formiguinha para garantir a frequência, pois quanto mais crianças comparecerem, melhor será o rendimento da escola”, conta.

Segundo a coordenadora, a ETI adotou a estratégia de colocar o período de provas da escola nesta mesma semana da avaliação do Saep justamente para ter mais envolvimento das famílias. “Estamos confiantes de que o resultado será positivo. A escola Olga Benário já tem um histórico de bons resultados nas avaliações no Ideb e estamos trabalhando para manter este padrão em todas as avaliações”, finaliza.

Erick Matos, aluno do 4º ano, 9 anos, foi um dos primeiros alunos a terminar a prova e disse que se preparou muito bem para a avaliação do Saep por isso achou a prova fácil. “Para fazer uma boa avaliação eu procurei prestar bastante atenção nas aulas e fiz exercícios em casa. Como tenho facilidade em matemática, achei a prova muito boa”, afirmou.

Saep
O Saep é uma avaliação externa realizada desde 2012 que foi instituído em agosto de 2021 pela Secretaria Municipal da Educação, para fornecer informações consistentes, periódicas e comparáveis sobre a situação da escolaridade na rede pública palmense, e, desta forma, possibilitar a orientação aos gestores do ensino no monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade educacional.

Texto: Semed/Palmas