Semed capacita coordenadores de apoio das 75 unidades educacionais da rede municipal

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 11 de fevereiro de 2019 às 18:43

Coordenadores de apoio das 75 unidades educacionais da rede municipal de ensino de Palmas passam por capacitação que acontece nesta segunda-feira, 11, e se estende até a sexta-feira, 15. A capacitação aconteceu das 14 às 18 horas, na Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, localizada na quadra Arse 132.

Este ano a Secretaria Municipal de Educação (Semed) formulou uma capacitação voltada especificamente para estes profissionais, com assuntos técnicos e práticos, objetivando preparar a equipe de manipuladores de alimentos responsáveis pelo controle de estoque, otimizando o trabalho de controle e de produção da alimentação escolar.

De acordo com a nutricionista da Semed, Ariana Nascimento, estes profissionais têm uma função muito importante dentro da unidade de ensino que é a de comandar a equipe da cozinha. Segundo Ariana, eles desempenham o papel de organizar a equipe, fazer o contato com os fornecedores, receber os alimentos, controlar o estoque. “Eles são o elo entre a equipe da cozinha e a direção da escola. Profissionais de suma importância para a alimentação escolar, para a produção do alimento”, relata.

A nutricionista explica que foram formadas turmas pequenas com o propósito de manter a qualidade da formação, permitindo que o conteúdo seja passado de uma forma bem próxima, sanando todas as dúvidas trazidas por eles. Serão cinco turmas capacitadas, cada uma delas composta pelos responsáveis técnicos da coordenação de apoio de 15 escolas. Os profissionais das 75 unidades escolares da rede passarão pela formação visando melhor qualidade no atendimento.

Patrícia Cristina Carvalho que trabalha há cerca de dois anos na coordenação de apoio da Escola de Tempo Integral (ETI) Olga Benário e já passou pela experiência em outras duas unidades, fala da importância em participar da formação específica para a sua função. De acordo com ela, estão sendo sanadas dúvidas sobre diversos assuntos da rotina de trabalho, uma delas, acerca do controle de temperatura dos alimentos, que muitas vezes deixava de ser realizado pela falta da correta orientação. A servidora destaca ainda que uma das suas grandes dificuldades no trabalho é a questão da liderança, tema abordado com destaque durante o curso.

Manipuladores de Alimentos

Mais de 400 manipuladores de alimentos da rede municipal de ensino passaram por formação no início desse mês. O curso tratou sobre o dia a dia do profissional que atua dentro das cozinhas das unidades educacionais e que são os responsáveis em preparar alimentos seguros do ponto de vista nutricional e microbiológico para os educandos.

Os principais assuntos abordados foram as orientações sobre manipulação higiênica dos alimentos, armazenamento e conservação dos alimentos, contaminantes alimentares, doenças transmitidas por alimentos, higiene pessoal, dos alimentos e operacional e boas práticas.

Edição e postagem: Lorena Karlla