Semed é parceira do TCE em projeto sobre controle social e educação fiscal nas escolas

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 12 de agosto de 2022 às 07:04

Programa foi lançado pelo Tribunal de Contas do Estado na ETI Padre Josimo, no último dia 11, data em que se comemora o Dia do Estudante

Com o objetivo de incentivar nas escolas municipais a fiscalização da aplicação dos recursos públicos, foi lançado nesta quinta, 11, Dia do Estudante, o projeto ‘TCE Cidadão’. Realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), em parceria com a Prefeitura de Palmas e mais cinco municípios tocantinenses, o programa conta com o apoio de diversas instituições, a exemplo das organizações que compõem o Sistema S (Sesi, Senai, Senac, etc). O evento contou com a presença da prefeita Cinthia Ribeiro, da titular Semed, Cleizenir dos Santos, prefeitos, representantes de instituições parceiras e do presidente do TCE, Napoleão de Souza Luz Sobrinho.

A Orquestra Sanfônica Graciosa, da Escola Municipal Beatriz Rodrigues da Silva, abriu a programação do evento com a apresentação do Hino Nacional. Em seguida, subiu ao palco o mágico e palestrante Victor Hugo, combinando números de mágica, entretenimento e mensagens motivacionais. O mágico promoveu diversos momentos de interação com os alunos e autoridades presentes e, ao fim, falou sobre como surgiu o ‘TCE Cidadão’.

Após cumprimentar todas as autoridades e representantes das instituições parceiras, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, destacou que esta iniciativa do TCE é essencial para a formação de cidadãos conscientes. “Para nós é motivo de muita alegria ter uma Corte de Contas tão participativa e que incentiva o protagonismo entre os nossos pequenos nas escolas. Desejamos que esta iniciativa brilhante não seja somente um projeto de governo, mas um projeto de Estado e, assim, se estenda também em outras gestões”, destacou.

A secretária da Educação, Cleizenir dos Santos, destacou que a parceria com o TCE vem reforçar as ações já realizadas pela pasta nas unidades escolares em prol da educação fiscal e da formação de cidadãos críticos e conscientes. “O controle social é essencial para a transparência na gestão pública, e trabalhar esses temas de forma interdisciplinar nas nossas unidades é um dever da administração e um direito dos nossos alunos”, disse.

O projeto

O ‘TCE Cidadão’ é um programa do Tribunal de Contas do Tocantins realizado com o objetivo de conscientizar os estudantes sobre a importância do controle social na aplicação dos recursos públicos. A proposta do órgão é a de que o projeto seja desenvolvido em três etapas: TCE Cidadão na Escola, TCE Cidadão Incentivo ao Controle Social e Bem-vindo ao Tribunal.

Confira aqui mais imagens do evento realizado na ETI Padre Josimo.

Texto: Redação Semed

Edição: Secom Palmas