Semed firma cooperação técnica para capacitar e fomentar agricultura familiar da Capital

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed/ Edição: Lorena Karlla | Publicado em 19 de abril de 2021 às 20:04

O projeto contextualiza a contribuição feminina no espaço rural, bem como sua sensibilidade e mobilização em questões de preservação ambiental


A Secretaria Municipal da Educação (Semed) firmou nesta segunda-feira, 19, um Termo de Cooperação Técnica para implantação de quintais produtivos em unidades familiares de produção rural da Capital. O convênio estabelece parceria mútua entre a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Aquicultura do Tocantins (Seagro) e a Semed. 


De acordo com o convênio, os quintais produtivos são pequenas áreas de sustento da agricultura familiar em volta das residências, que voltam à produção na pecuária, com pequenos animais, na horticultura e na fruticultura. Assim, o projeto pretende capacitar e fomentar cerca de 20 unidades de produção familiar, para beneficiar em torno de 80 pessoas diretamente; e, adicionalmente alunos de ensino fundamental, matriculados em cinco escolas municipais rurais de Palmas, considerando a possibilidade de venda da produção excedente ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).


As ações servirão como instrumento de complementação de renda das famílias tornando-se um meio para organização da produção e alimentação saudável. O projeto contextualiza a contribuição feminina no espaço rural, conforme explica responsável técnico no âmbito da Semed, o engenheiro agrônomo, Daniel Panta. De acordo com ele, “o projeto favorece as mulheres da agricultura familiar de Palmas ofertando instrumentos para que possam ser cada vez mais protagonistas, de forma a atuar na redução da pobreza rural, preservação ambiental e segurança alimentar e nutricional”.


Segundo Panta, as unidades educacionais servirão de centro de capacitação das famílias envolvidas no projeto, cedendo seus espaços físicos para abrigar a capacitação, formação e reuniões. As Escolas Municipais de Tempo Integral (ETIs) Professor Fidêncio Bogo e Luiz Nunes de Oliveira Nunes são as unidades escolares executoras do projeto.

 

Também integram a parceria o Instituto de Desenvolvimento Rural (Ruraltins) e a Associação Comunidade Escola Rural Entre Rios. Os recursos aplicados na execução do termo provêm do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza do Estado do Tocantins (FECOEP/TO).