Semed inicia aplicação de provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed/ Edição: Lorena Karlla | Publicado em 16 de novembro de 2021 às 16:25

São avaliados os conhecimentos de língua portuguesa e matemática de todos os alunos matriculados nos 5º e 9º anos

Teve início nesta terça-feira, 16, a aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) nas escolas da rede municipal de ensino. Neste ano, cada unidade organizou o agendamento da data da prova com o coordenador regional responsável e o gestor da escola, que, por sua vez, determinou com sua equipe a melhor data para a realização das provas. Nesta terça-feira, as provas foram aplicadas na ETI Daniel Batista, seguidas por mais três unidades na quarta-feira, as Escolas Municipais Jorge Amado, Monteiro Lobato e a Escola de Tempo Integral Monsenhor Pedro Pereira Piagem e assim sucessivamente, até que toda a rede seja contemplada. O último prazo é o dia 10 de dezembro.

Participam desta avaliação todos os alunos matriculados nos 5º e 9º anos em provas de língua portuguesa e matemática. De forma amostral, algumas unidades selecionadas pelo MEC terão as turmas do 2º ano avaliadas, além de algumas turmas do 5º e 9º que, também de forma amostral, farão a prova na disciplina de ciências.

A preparação dos alunos para a avaliação do Saeb foi feita em várias etapas, e incluiu avaliações diagnósticas, intervenções pedagógicas com base em resultados, simulados, gincanas, aulões, reforço aos sábados e oficinas com as equipes pedagógicas e professores.