Semed Palmas promove etapa regional do Fetran a partir desta quarta, 25

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 24 de maio de 2022 às 12:32

Serão avaliadas 24 peças produzidas por alunos de 15 unidades educacionais

A Secretaria Municipal da Educação (Semed) promove a partir desta quarta-feira, 25, as avaliações da Etapa Regional do 1º Festival Estudantil Temático de Trânsito (Fetran Palmas 2022), promovido em parceria com Polícia Rodoviária Federal (PRF) do Tocantins. Com o tema ‘Transformar Atitudes para Preservar Vidas’, o 1º Fetran Palmas tem como objetivo abordar, por meio das artes cênicas, as questões relativas ao comportamento humano no trânsito, visando sensibilizar e conscientizar a população, em especial, crianças, adolescentes e jovens, quanto à necessidade de se tornarem cidadãos mais comprometidos com a segurança no trânsito e o bom convívio social.

Até sexta-feira, 27, uma comissão julgadora composta por um representante do setor de Arte e Cultura, um supervisor escolar da Diretoria do Ensino Fundamental da Semed e um representante da PRF/TO percorrerá as regiões das 15 unidades participantes para avaliar as 24 peças inscritas no festival nas modalidades infantil, juvenil, EJA e Educação Especial e definir quem disputará a Etapa Final do Fetran, marcada para acontecer nos dias 02 e 03 de junho.

Durante dois meses de produção e ensaios, as unidades educacionais inscritas no 1º Fetran Palmas trabalharam peças teatrais relacionados ao trânsito abordando temas como: A importância de respeitar as leis de trânsito; Juventude no trânsito; O impacto do trânsito no meio ambiente e na saúde pública (combustível, poluição, lixo, doenças etc); Os reflexos psicológicos em decorrência de traumas causados no trânsito; Por que a motocicleta é o veículo que mais se envolve em acidente de trânsito? dentre outros, que serão submetidos à Comissão Julgadora responsável pelas seletivas regionais.

A equipe de Arte e Cultura da Semed, responsável por acompanhar e auxiliar as equipes durante a preparação e ensaios, diz que as unidades demonstraram muita dedicação, criatividade e empolgação em participar de um teatro com essa temática, que é parte do cotidiano dos estudantes e que os avaliadores terão muitas surpresas e mensagens importantes.


Fetran

O Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito foi criado em 2004 pela Polícia Rodoviária Federal do Estado de Mato Grosso. O evento utiliza as artes cênicas como instrumento para que, de forma lúdica, didática e criativa, promova o conhecimento da legislação em vigor, buscando sensibilizar crianças, adolescentes e jovens quanto à necessidade de se tornarem cidadãos mais comprometidos com a segurança no trânsito.